Você já ouviu falar na Língua Brasileira de Sinais?

Silvana Mazzuquello Teixeira

Em cada país há uma configuração de linguagem de sinais diferentes. No Brasil, temos a Libras, língua compatível à comunidade surda. Comecei meus estudos sobre essa língua em 2018 e fui batizada com um sinal por um colega surdo que conheci em um evento sobre inclusão.

Atualmente, poucas pessoas têm fluência em Libras, ocasionando em uma inclusão defasada dos nossos amigos com deficiência auditiva. Na escola e em outras instituições da sociedade devem ter apoio de intérpretes para que a comunicação entre surdos e ouvintes seja efetiva. E o aprendizado de libras nas escolas deveria ser obrigatório, para que exista ainda mais autonomia de quem não escuta.

No mês de setembro foi comemorado o Setembro Azul, destinado à conscientização sobre a importância da inclusão da comunidade surda e os benefícios que o conhecimento em Libras oferece à toda população.

Como dica, sugiro um IG no Instagram que tem conteúdos sobre a Libras e vídeos explicativos e educativos para melhor entender esta comunidade que poucos têm conhecimento, mas está no meio de nós. Sigam @ajksinalizando e entenda melhor sobre o assunto.

Silvana Mazzuquello Teixeira

Graduada em Letras, professora e apaixonada por livros e escritos. Esta coluna será focada em assuntos sobre Educação e Literatura, contendo dicas de livros, reflexões acerca da docência e compartilhamento de experiências vividas.