Estabelecendo vínculo entre mãe e bebê

Silvana Ghellere Cavalheiro

A sensação de sentir-se mãe pode iniciar no instante em que a mulher decide engravidar.

Com o avanço da gestação, o vínculo afetivo com o seu bebê vai crescendo e se fortalecendo, através do contato com o feto, o toque na barriga, a movimentação do bebê no ventre e os esperados ultrassons para identificar o sexo do bebê, e, se possível conhecer seu rostinho.

Durante a gestação, a mulher vivencia diversos sentimentos e emoções, e, nesses momentos o apoio emocional da família e do companheiro é de extrema importância para que a gestante sinta-se mais tranquila, acolhida e confortada devido as transformações que ocorrem durante a gestação como: mudança no corpo, preocupações com o trabalho, se irá dar conta do bebê após o nascimento, fragilidades emocionais, e etc.

Após o nascimento do bebê, o vínculo também é fortalecido através da amamentação, é nesse processo que o bebê realiza o contato com a mãe, sente seu cheiro, calor, as batidas do coração e reconhece a mãe diante desse momento onde sente-se seguro e acolhido, é muito importante que a mãe estabeleça esse contato olhando nos olhos do bebê enquanto amamenta, conversar ou cantar também torna-se prazeroso.

Vínculos.

Fonte: kasadagestante.blogspot.com

Para as mães que não podem amamentar, também é possível estabelecer vínculos afetivos com seus bebês através de um relacionamento caloroso e amoroso, como oferecer o colo, carinho e interação proporcionando assim momentos de afeto e de proteção.

Os laços afetivos são fundamentais na construção do psiquismo da criança, reforça a conexão entre mãe e bebê, possibilita um desenvolvimento saudável da personalidade, e a formação da sua autoestima.