A saúde mental das crianças em tempos de pandemia

Silvana Ghellere Cavalheiro

Diante a tantas mudanças e adaptações, as crianças também estão sofrendo com o isolamento social, impactando na saúde mental diante este momento tão difícil.

Podem apresentar comportamentos de irritabilidade, tédio, alterações do sono e alimentar, demonstração de medo e insegurança, etc.

Ficar em isolamento social para uma criança que sempre teve contato com outras crianças, de brincar na rua, passear, ir no parquinho, pode sim afetar o desenvolvimento e o comportamento de todas as idades.

Muitos pais não conseguem dar a devida atenção que gostariam para os seus filhos, pois também estão vivenciando as dificuldades deste novo cenário atual, é uma carga emocional alta que muitas vezes gera estresse, ansiedade, sobrecarregando a família toda.

Prestar atenção as emoções das crianças, sentimentos e comportamentos é essencial para ajudá-los a passar por esse período de isolamento social, pois nem sempre sabem se comunicar como e por que sofrem. Cabe ao adulto identificar suas reações.

É muito importante dialogar com os filhos, nesse momento a criança passa a entender que os pais confiam nela para dizer o que sente. Procure criar momentos de interação deixando a criança se expressar, demonstrar empatia com seus sentimentos, desenvolver atividades lúdicas, usar da criatividade para desfrutarem de momentos que serão lembrados, resgatar brincadeiras da sua infância para brincar com os filhos, fortalecendo mais o vínculo e proporcionando momentos em que é possível acompanhar mais de perto o crescimento e desenvolvimento da criança.