Quando o ciúme se torna Patológico

Silvana de Souza Policarpi

Olá, querido leitor!

Hoje venho conversar com você sobre ciúmes patológico, sabemos que sentir ciúmes é algo natural do ser humano.

Mas, quando o sentimento é exagerado, acaba gerando o que chamamos de ciúmes Patológico, ou seja, já se tornou um ciúme doentio.

Segundo Freud sentir ciúmes é algo recorrente e comum em nossa sociedade, chegando a ser uma forma de demonstração de afeto.

Em contrapartida, o ciúme patológico é uma emoção irracional. Esse ciúme se torna perigoso para o relacionamento, é uma perturbação em que a pessoa se sente constantemente ameaçada, o parceiro (a) desenvolve pensamentos obsessivos acreditando irracionalmente na infidelidade do outro.

Esse episódio acomete na maioria das vezes, mais os homens do que as mulheres. É comum homens com ciúmes doentio, fazer uso exagerado de álcool, o que acaba gerando ataques violentos tanto físicos como psicológico.

Você saberia identificar ciúmes normal e o ciúmes patológico?

Ciúmes normal, surgem em alguns momentos, quando a pessoa se sente insegura da possibilidade de perder o companheiro (a). Geralmente esse ciúme teve algum motivo, nessa situação a pessoa acaba guardando para si, ou resolvendo através de diálogo.

Ciúmes patológico, existe uma briga interna na pessoa ciumenta, geralmente vem acompanhada de outros transtornos mentais, ocorre os pensamentos repetitivos, involuntários, indesejáveis e até absurdos sobre a fidelidade, o sofrimento emocional é imenso, ele vive como os seus pensamentos fossem reais.

Ver a imagem de origem

Fonte: psicologiamsn.com/wp-content/uploads/2012/01/Ciumes-21.jpg

Geralmente pessoas ciumentas não admitem essa fragilidade, são dissimuladas, mentem, enganam e podem até chegar ao homicídio.

Como perceber que você está em um relacionamento abusivo, devido ao ciúme doentio:

Descontrole nos atos com atitudes violentas;

Sempre exige atenção do parceiro (a);

Inspeção obsessiva nos objetos do outro para averiguação de provas;

Desejo de pose, de controle sobre o companheiro (a);

Finge compreensão para fazer interrogatórios, busca freneticamente evidências e confissões que confirmem suas suspeitas, mas, a confissão não o satisfaz, aí volta a torturante busca de confissão.

Essas e outras tantas atitudes, acabam interferindo os relacionamentos. Em um relacionamento saudável deve haver, confiança e respeito, o companheiro (a) não necessariamente precisa saber de todos os detalhes da vida do outro. Entender que seu parceiro (a) precisa de privacidade se faz  necessário para o relacionamento.

Ver a imagem de origem

Fonte:ciumento.jpg (1109×600) (institutodocasal.com.br)

A psicoterapia pode ajudar você, a encontrar a autoconfiança necessária para, aprender como lidar com o ciúme, auxilia no processo de elaboração de conflitos internos que impactam nossas formas de relacionar. A psicoterapia de casal é uma alternativa para relacionamentos sufocados pelos ciúmes.

Silvana de Souza Policarpi

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos; em Gestão de Pessoas e RH. Amante da vida e da natureza, corredora amadora que ama sentir o vento batendo no rosto.