Como podemos nos defender do estresse por meio da alimentação?

Ednara Caetano

Cada pessoa reage de forma diferente ao estresse como aumento no apetite, principalmente alimentos ricos em açúcar e gordura. As mulheres geralmente são as mais estressadas quando comparadas com os homens. Desta forma, comportamentos alimentares não saudáveis está estritamente associado ao estresse.

Mas como podemos fazer isso?

Através do consumo diário de alimentos anti-estresse, que seriam:

Chocolate Amargo: estimula a produção de dopamina, ajudando no relaxamento, aliviando o estresse e elevando a disposição mental. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante (25- 30g/dia).

Sementes de abóbora e girassol: Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Alface: efeito calmante devido a presença da lactucina.

Chás calmantes: Erva cidreira, maracujá, jasmim, melissa, alfazema, alecrim e camomila, têm propriedades calmantes que servem para minimizar o estresse.

Frutas vermelhas e roxas: Possuem flavonóides e antocianinas que reduzem o estresse oxidativo e retardam a ação dos radicais livres.

Ovos: Fornecem proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais que estão envolvidos na formação de novas células cerebrais.

Ednara Caetano

Nutricionista, Especialista em Gestão em Saúde, Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva, Mestranda em Saúde Coletiva, com formação em Auriculoterapia e uma apaixonada pela natureza. Tenho o objetivo de informar e melhorar a saúde das pessoas, com dedicação, amor e respeito!