Velocidade e exercício

Camila Baumer Tromm

Dirigir um carro em alta velocidade pode te fazer chegar antes no seu destino, porém há grandes chances de acontecerem problemas durante o caminho, certo?

Acelerar processos para alcançar objetivos em menor tempo nem sempre pode ser um bom negócio. 

Por exemplo, no treinamento físico a pressa pode custar caro:

– Não passar por uma adaptação adequada ao treino aumenta fortemente o risco de lesão;

– Impor precocemente alta intensidade ao organismo gera desistência entre 3 a 6 meses de treinamento.

– Realizar exercícios complexos antes de dominar os básicos, além do risco de lesão, causa estagnação em curto prazo.

– Executar os movimentos em alta velocidade, sem foco e controle, é um comum motivo de acidentes durante o treinamento.

A velocidade de execução de seus exercícios tem alta relação com a segurança e eficiência do seu treinamento. Nossos músculos são compostos por fibras de contração lenta e fibras de contração rápida, porém ainda não está bem estabelecido na literatura qual velocidade de execução gera maior força ou hipertrofia muscular. Os estudos são controversos, sendo que vários deles apontam que exercícios rápidos causam menor estímulo hipertrófico e outros comprovam o oposto. Portanto, sob o ponto de vista de segurança, durabilidade e qualidade do treinamento, o exercício executado de forma mais cadenciada (ritmo controlado)  tem melhor custo/benefício (principalmente para pessoas iniciantes ou intermediárias). Pois em baixa velocidade o indivíduo tem maior controle motor, melhor concentração e foco, fatores determinantes para a qualidade do movimento.  O treino com velocidade de execução rápida pode e deve ser usado em momentos específicos em pessoas com nível de treino avançado.

Para conhecer as cadências (ritmo de movimento) mais comumente utilizadas nos exercícios converse com seu professor, profissional de educação física.

A cadência é apenas uma variável que afeta diretamente o exercício, mas que é tão importante quanto a quantidade de séries, repetições e carga utilizada.

Treine consciente, preste atenção em seu corpo durante a execução de cada movimento, assim seu treino será melhor!

Camila Baumer Tromm

Camila Baumer Tromm

Bacharel em Educação Fisica desde 2012, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em fisiologia e bioquímica do exercício. Atua na área de treinamento físico em academias há 8 anos, atualmente é sócia-proprietária da academia Pulsare Fitness, onde desenvolve treinamentos para os mais diversos objetivos. Registro no Conselho Federal de Educação Física 015810