Musculação ou treinamento funcional?

Camila Baumer Tromm

A essência do treinamento funcional está baseada na melhoria dos aspectos que afetam a capacidade funcional do corpo humano, através de exercícios que desafiam as diversas capacidades físicas (força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência). O principal objetivo do treinamento funcional é resgatar a capacidade funcional do indivíduo, utilizando exercícios que se relacionam com a atividade específica do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma efetiva para as atividades do seu dia a dia (sentar, levantar, empurrar, puxar). O treinamento funcional torna a performance, fator até então restrito somente aos atletas, acessível a qualquer pessoa, condicionando de forma plena todas as suas capacidades físicas.

O treinamento de força, treinamento resistido ou musculação, consiste em movimentos musculoesqueléticos de contração voluntária contra alguma resistência proporcionada por pesos livres (barras, halteres, anilhas) ou máquinas ou mesmo a resistência do próprio corpo de forma repetitiva. É uma das modalidades mais praticadas de exercício físico, atualmente, por indivíduos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos e com níveis de aptidão física variados. Várias evidências sugerem que a musculação tem obtido benefícios satisfatórios aos componentes da aptidão física em relação à saúde, sendo visível o desenvolvimento da aptidão muscular (força e resistência), aumento da massa muscular (hipertrofia) e melhoria da função física (desempenho das atividades do dia-a-dia).

Qual escolher?

Na musculação o indivíduo desenvolve força muscular geral e específica, ganhando aumento na densidade óssea, hipertrofia muscular, melhora no sistema locomotor, melhora na composição corporal, entre outros. Com o treinamento funcional o indivíduo ganha velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio, força geral e melhora expressiva na capacidade cardiovascular, entre outros. É comum que o gasto calórico durante uma sessão de exercício funcional seja mais elevado em comparação à musculação, e que na musculação o consumo seja maior horas após a sessão. Tanto o treinamento funcional como a musculação podem ser utilizados para objetivos diversos. O mais importante não é a modalidade em si e sim a forma/metodologia que é aplicada ao treinamento, levando em consideração que as duas modalidades podem proporcionar ganhos em várias capacidades físicas gerando qualidade de vida e claro, melhoria na estética corporal. Independente da modalidade, ela trará os melhores resultados quando o treinamento for planejado respeitando períodos de estímulo/esforço dos músculos e capacidades envolvidas. As duas modalidades têm características específicas, vantagens e inúmeras variações, para um desempenho amplo e completo, nada melhor que a combinação das duas modalidades. Lembrando que o melhor resultado vem com comprometimento e consistência no treino concomitante a bons hábitos alimentares.

Camila Baumer Tromm

Camila Baumer Tromm

Bacharel em Educação Fisica desde 2012, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em fisiologia e bioquímica do exercício. Atua na área de treinamento físico em academias há 8 anos, atualmente é sócia-proprietária da academia Pulsare Fitness, onde desenvolve treinamentos para os mais diversos objetivos. Registro no Conselho Federal de Educação Física 015810