Saúde

Mais de 90 pessoas imunizadas em Nova Veneza

Desde a chegada das primeiras doses na última quarta-feira, dia 19, o Governo de Nova Veneza imunizou 95 profissionais da saúde com a vacina CoronaVac. Os grupos prioritários foram os profissionais que atuam no Centro de Triagem, no Hospital São Marcos, além dos médicos, enfermeiros e técnicos das Unidades Básica de Saúde (UBs). Os idosos que vivem em casas de longa permanência.

“Recebemos 70 doses da vacina AstraZeneca ontem (quarta) e essa próxima etapa irá contemplar os profissionais de laboratórios e farmacêuticos. As primeiras doses da vacina tiveram um rígido controle para garantir que de fato essas primeiras doses sejam aplicadas em pessoas que se enquadram nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde”, comenta o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel de Araújo.

O secretário da Saúde de Nova Veneza, César Augusto Pasetto detalhou o processo de imunização. “Cada uma das pessoas imunizadas nessa primeira etapa automaticamente está apta para receber a segunda dose da vacina dentro de duas semanas, que é quando esperamos receber as doses do Estado da CoronaVac. Já as novas doses da AstraZeneca têm um período mais longo para a segunda dose de até 12 semanas”.

Os critérios de logística, recebimento e distribuição das doses tem sido conforme a determinação do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).