Notícias

Visitantes Timbó se encantam com os atrativos de Nova Veneza e região

Da cultura alemã para o italiano, os turistas provaram um pouco da gastronomia e culturas do Sul do Estado

Os visitantes de Timbó fizeram um city tour de sexta (25) a domingo (27), pelo sul de Santa Catarina. As cidades de Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis e Criciúma entram na programação da Operadora Roteiros do Sul para apresentar um pouco da cultura e gastronomia da região. Os 31 turistas ficaram encantados pelo roteiro e as atrações surpresas apresentadas. A delegação contava também com integrantes do Rotary de Timbó, distrito 4650.

A aposentada Lurdes Maria Pacher comentou que todas as coisas apresentadas no roteiro a levaram de volta ao passado. “A cada história me reportei ao passado dos meus quase 70 anos. Somos uma família com características parecida com as vividas aqui e ganhei um grande presente nessa viagem”, afirma.

 

Segundo a proprietária da Operadora Roteiros do Sul, Franciele Mazzorana Zucchinali, o grupo veio através de um rotariano que ano passado esteve realizando um city tour em Nova Veneza. “Toda a preparação do roteiro foi feita com muito carinho para que eles aproveitassem o máximo do passeio mesmo com tempo de chuva. Tanto a gastronomia foi bem diversificada da alemã com chope e mingau da Pastoral da criança em Forquilhinha ao nhoque polenta e fortaia e vinho em Nova Veneza até o roteiro de pontos de visitação”, ressalta.

Ela destaca que o grupo gerou uma movimentação muito boa na economia da cidade, pois foi feito também um roteiro de compras. “As mulheres rotarianas optaram por conhecer o comércio no sábado à tarde e levamos em três lojas femininas que estavam com horário diferenciado”, pontuou.

Franciele observa que a cidade precisa estar preparada para esse público de final de semana e os lojistas estão percebendo o nicho do turismo como promissor. “As parcerias estão começando a dar certo, uns já fazem há alguns anos e outros são mais recentes, mas Nova Veneza precisa estar preparada e só vai vender quem estiver com as portas abertas”, aponta.

Rotary

Na oportunidade, os rotarianos tiveram um momento de integração entre os dois clubes de Timbó e o Rotary Club Caravaggio. “O Distrito 4651, que é o de Caravaggio, pertencia ao nosso até ser desmembrado. Para nós, essa visita foi sumamente importante para um contato com os colegas rotarianos. São novas amizades e quem sabe novos projetos. Deste modo, pudemos entender um pouco mais da história de Nova Veneza, do parque industrial e da vocação para o turismo”, ressaltou o instrutor de clube, Demerval Mafra.

Segundo Mafra, o Rotary tem como foco principal dar um upgrade na comunidade. “Nossa preocupação é ver o que está faltando, arranjar projetos, fazer com que eles aconteçam e fundamentalmente, fazer serem permanentes”, destacou.

Para o governador do distrito 4650, Roque Heerdt Nuernberg, natural de Nova Veneza era um dos integrantes da comitiva e a visita sua cidade natal sempre que pode.  “O Rotary tem uma grande atuação no estado de Santa Catarina em várias áreas, nossa atenção nesse mês está voltada para as crianças como é o mês da educação básica e alfabetização. Temos muitos projetos em apoio à escola, pois sabemos que o poder público não tem condição de atender tudo”, salientou.

Intercâmbio

Ainda no grupo, o mexicano Osvaldo Charnichart intercambista do Rotary. Ele está há um mês na cidade de Timbó e permanece por quase um ano para poder conhecer um pouco da cultura alemã. “Em Timbó estou conhecendo um pouco da cultura alemão e aqui um nova experiência com a italiana nesta visita a Nova Veneza. Estou gostando de tudo, o Brasil tem muitas coisas diferentes do México, mas outras são iguais, o português e o espanhol são parecidos. Nova Veneza é uma cidade muito bonita”, apontou.