Notícias

Vencedores do Prêmio Acic de Matemática são premiados

Entrega de medalhas ocorreu nesta terça-feira, na sede da entidade empresarial, com a presença de autoridades, gestores escolares, professores, estudantes e familiares

Autoridades, gestores escolares, professores e familiares prestigiaram nesta terça-feira, 19, os estudantes que conquistaram medalhas na oitava edição do Prêmio Acic de Matemática. A solenidade de premiação ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma, marcando o encerramento do concurso neste ano.

Ao todo, houve 22,5 mil alunos participantes, dos quais 1.148 sagraram-se finalistas e, desses, 99 foram medalhistas, sendo nove de ouro, 29 de prata e 61 de bronze. Além das medalhas, os estudantes receberam certificados de Honra ao Mérito e bolsas de estudos em cursos de inglês na escola Rockfeller, parceira da Acic na realização do concurso.

“Tem havido uma evolução a cada edição e estamos muito empolgados com esse prêmio, pelo envolvimento das escolas, dos gestores, dos professores, dos alunos e de seus familiares. Percebemos que todos querem o desenvolvimento da educação, a partir da educação básica, e esse envolvimento tem contribuído para isso”, avalia o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“Concluímos o projeto com êxito e confiantes do dever cumprido, com a continuidade do Prêmio Acic de Matemática, por motivar e abrir possibilidades para tantos estudantes. Parabenizamos a todos que participaram desta edição e agradecemos a todos os profissionais envolvidos no projeto”, acrescenta a coordenadora do concurso, Marlene Pires.

Importância da ação

Presente à solenidade de premiação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, aproveitou para aconselhar os estudantes. “Meu conselho a vocês é que larguem um pouco o celular, deixem um pouco de lado a internet e se dediquem mais à leitura, exercitem mais o cérebro. Vamos usar a tecnologia para o nosso desenvolvimento”, sugeriu.

Já a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães, destacou a importância da iniciativa da Acic, ao instituir e dar continuidade ao prêmio.  “O Prêmio Acic já está consolidado no calendário das escolas. O grande benefício desse projeto é que ele dá aos estudantes algo primordial na educação: a oportunidade”, entende Ronisi.

Moção de Aplauso

“Sendo da área da educação, tenho acompanhado o Prêmio Acic de Matemática desde o início e nessas oito edições pudemos ver nas escolas a diferença que essa iniciativa está fazendo para os nossos alunos. Como vereadora, o escolhi para receber uma Moção de Aplauso como o evento que faz a diferença para a nossa cidade e para a região”, ressalta a vereadora Roseli De Lucca Pizzolo.

A legisladora também marcou presença na solenidade de premiação, durante a qual entregou oficialmente a Moção de Aplauso à Acic, junto com o vereador Miri Dagostim, representando os demais integrantes da Câmara Municipal de Criciúma, que aprovaram a moção por unanimidade.

Participação

A oitava edição envolveu alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental, de 141 escolas públicas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

A primeira prova foi realizada nas unidades escolares em agosto, sendo classificatória para a segunda fase, que ocorreu em setembro, na Acic, e apontou os medalhistas desta edição.

Entre os medalhistas de ouro está Jhon Alysson Gomes Destro, da escola Quintino Rizzieri, destaque entre os alunos de Içara. “As olimpíadas são muito importantes para mim e sempre me preparo para elas, deixando uma parte do meu dia para estudar e aprimorar meus conhecimentos”, conta.

“Participo de várias olimpíadas, como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e a Olimpíada Sem Fronteiras, que eu vou no Japão, além da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), que consegui o ouro duas vezes”, acrescenta o estudante, também medalhista do Prêmio Acic no ano passado e com diversas conquistas em competições de conhecimento.

Destaque

O grande destaque desta edição do Prêmio Acic foi Pablo Dal Toé Boza, da escola Doze de Maio, de Maracajá, que obteve a maior pontuação entre os finalistas, ao acertar todas as questões da segunda prova.

“Houve o incentivo da escola para participar e achei tranquilo, tanto que gabaritei a prova. Sabia que tinha ido bem, esperava ser o destaque, mas não esperava gabaritar. Foi emocionante”, revela.

Pablo é estreante no concurso, mas um veterano da Obmep. “Conquistei a menção honrosa na primeira participação e medalha de ouro nas outras duas vezes. Fiz novamente este ano e tudo indica que o ouro vem de novo”, projeta.

“Ele gosta muito de estudar, é muito focado na matemática e aí está o resultado. Com esse incentivo da Acic, a tendência é o prêmio melhorar cada vez mais, aumentar o número de medalhistas a cada edição”, acredita o pai do estudante, Fábio Bardini Boza.