Treinamento Físico em mulheres
Alusão ao Outubro Rosa
Mulheres devem praticar exercício físico sistematizado para obter os melhores benefícios desta atividade. Em qualquer idade/fase, gestantes ou menopausadas, elas devem manter regularmente o corpo em movimento!
Recomendações gerais para um bom treinamento físico feminino:
1. Exercícios que estimulem o sistema cardiorrespiratório, dentro de uma zona de intensidade segura/moderada de acordo com o condicionamento de cada uma.
2. Exercícios de força, mantendo o equilíbrio entre exercícios para membro inferior e superior. Dando ênfase em grupos musculares maiores. Contudo, levando em consideração pontos de fraqueza muscular e estética em grupos musculares menores.
3. Exercícios de fortalecimento e estabilidade da região central do corpo: abdômen, região lombar e cintura pélvica.
4. Exercícios de flexibilidade muscular e mobilidade articular.
5. Observar alterações decorrentes do ciclo menstrual e adequar as fases do ciclo para “aproveitar” mais o treino.
6. A prática do treinamento físico na fase gestacional é restrita a gestações sem anormalidades, devendo obedecer a critérios bem delineados quanto à periodicidade e modalidade. Podendo trazer excelentes benefícios para a gestante durante e pós-parto.
São inúmeros os ganhos advindos do treinamento físico em mulheres. Em relação aos aspectos físicos observa-se o aumento de massa muscular, força, resistência, flexibilidade, melhora da postura, fortalecimento de ligamentos, proporcionando estabilidade e resistência a lesões, melhora de habilidades motoras e composição corporal, aumento da massa óssea, diminuição obesidade, etc., colaborando para a prevenção de inúmeras doenças. Já em relação aos ganhos psicológicos verifica-se melhora da autoimagem e da autoestima, autoconfiança, melhora no humor, maior disposição, bem estar, diminuindo inclusive a possibilidade de desenvolvimento de quadros ansiosos e depressivos, contribuindo para elevar a qualidade de vida feminina!