Romaria e Festa reúne fiéis no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
Desde as primeiras horas da manhã, fiéis fazem fila para depositar flores diante da imagem de Caravaggio
Reconhecida no calendário de eventos oficial do Estado de Santa Catarina, a Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, recebeu milhares de romeiros em sua 72ª edição. Neste domingo, 28, nem mesmo o tempo instável desmotivou os fiéis que, em carreata desde a cidade vizinha de Forquilhinha, acolheram no Santuário com uma chuva de rosas a imagem da padroeira, mãe de Jesus.
Já no interior do Santuário Diocesano, os fiéis celebraram a Santa Missa, presidida pelo Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelos padres Joel Sávio, Maxssuél, Guilherme e Richardson. Desde as primeiras horas da manhã, fiéis fazem fila para depositar flores diante da imagem de Caravaggio, realizarem uma oração ou engarrafar um pouco d’água na gruta que faz referência a um de seus milagres.
Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a Solenidade de Pentecostes, celebrada litúrgicamente neste domingo, em que a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os apóstolos. “Cristo tem o poder de nos purificar, uma manifestação que vai se revelando à medida que assumimos a nossa fé, renunciamos as coisas do mundo e tomamos a cruz, sem abandoná-lo, mas vivendo com os dons do Espírito Santo. Na família, no trabalho, em todas as oportunidades, façamos o bem, peçamos perdão e alegremo-nos pela presença viva de Cristo no meio de nós”, disse o prelado.
As festividades da 72ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio começaram em 19 de maio, com a celebração de missas, eventos sociais, alvorada festiva, procissão luminosa e outras manifestações religiosas. No espaço são realizados ainda cafés, almoços e jantares. Neste domingo, acontecem ainda mais duas missas, às 13 e 15 horas. No fim da tarde, às 17h, haverá um Terço Mariano, a coroação de Nossa Senhora e consagração das crianças.