Notícias

Mutirão de Castração tem cerca de 70 animais inscritos

A castração além de prevenir a reprodução em excesso e o possível abandono, previne doenças sexualmente transmissíveis, o câncer de útero e de mama na fêmea, e o câncer no macho.

Foram inscritos cerca de 70 animais para o Mutirão de Castração de cães e gatos que acontece neste  sábado e domingo, 26 e 27, no Ginásio Municipal de Esportes Alfredo Bortoluzzi, no Bairro Bortolotto, em Nova Veneza. A ação é uma parceria entre o Governo Municipal, MAPA (Mãos que Ajudam Patinha que Agradecem) e o SOS Bicho Urbano.

Segundo o presidente da Fundave, Juliano Mondardo Dal Molin, não há dados exatos do número de animais abandonado em Nova Veneza, mas as reclamações são diárias. “Realmente convivemos com esse problema, as pessoas de fora vem e abandonam os animais aqui. Esse mutirão de castração servirá tanto para diminuir problemas de saúde pública quanto pela reprodução em excesso, pois muitas vezes a pessoa não tem condição de cuidar dos filhotes e acaba abandonando. A castração isolada se torna cara, mas com um mutirão se consegue que isso fique mais barato”, ressaltou.

MAPA é primeira ONG que visa o cuidado com os animais abandonados em Nova Veneza

A ação é promovida pela primeira ONG de Nova Veneza, MAPA, que tem a preocupação em cuidar dos animais abandonados, dando suporte para outras ONGs e protetores independentes, arrecadando verba e doações. A ideia para mutirão se deve ao fato de que a cada dez cães que nascem, nove vão para as ruas.

“A MAPA entende que a melhor forma de prevenir um cão de viver na rua é a castração, trabalhamos com a prevenção. A intenção é realizar periodicamente esse tipo de mutirão”, destacou L.S., uma das responsáveis pela MAPA que arcará com os custos de mantas e materiais cirúrgicos.

Segundo ela, a castração além de prevenir a reprodução em excesso e o possível abandono, previne doenças sexualmente transmissíveis, o câncer de útero e de mama na fêmea, e o câncer no macho.

Além da castração, a MAPA está desenvolvendo outras ações como pedágio consciente, distribuição de informações via panfleto, cartilha para as crianças sobre tutela animal, abandono e maus tratos. Além das linhas de produtos para a arrecadação de verbas, campanha de arrecadação como ração, dinheiro e parcerias com profissionais de outras áreas.

“Vemos Nova Veneza num passo muito pequeno para fazer algo em relação aos animais. Há uma cultura de não se preocupar com o cão abandonado, poucas pessoas nos procuram para ajudar. Mas o lado positivo é que estamos recebendo uma abertura para trabalhar nas escolas. Queremos realizar periodicamente palestras de conscientização, pois nós entendemos que é de pequeno que se planta a semente, pois o animal também sente fome, frio e fica doente. Precisamos de um advogado ou um contador que nos ajude voluntariamente, pois não temos renda mensal, pois dependemos de doações. Qualquer real que entrar na conta é muito bem vindo. Queremos parcerias com o comércio de Nova Veneza para pontos de coleta de ração e precisamos também de voluntários”, salientou L.S.