Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza participa de Festival no Maranhão
Na comitiva 26 dançarinos irão representar a cidade na capital maranhense
O Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro participa de 10 a 12 de setembro, do Festival Internacional de Folclore do Maranhão, na cidade de São Luís. Serão dezesseis coreografias apresentadas pelos dançarinos neovenezianos nos três dias do evento, entre elas, a premiadas no Festival de Dança de Joinville, “Carnevale Di Venezia Nel Palazzo Del Doge” e “Nel Sud Italia…Matraccule o Tamburelo? Non importa, tutto finisce a tarantela”, além de “ Entrelace em Calabria”, feita especial para o festival.
Segundo a coreógrafa do grupo, Jussara Savio, na nova coreografia “Entrelace em Calabria”, dançam somente as meninas e uma delas irá convidar o público para dançar dentro dos entrelaces das fitas. “O convite será feito em italiano e a intenção é que o público interaja com os bailarinos para celebrar o matrimônio do qual a dança fala”, afirma.
Outra coreografia que subirá ao palco no festival é a dança Ner Sud Italia… Matraccule o Tamburelo? Non importa, tutto finisce a tarantela, premiada em primeiro lugar no festival de Joinville em 2013. “Essa dança mostra duas tarantelas de dois povos diferentes, sicilianos e napolitanos, onde eles fazem os passos mais difíceis para um superar o outro”, comenta.
Ela acrescenta que o grupo também havia sido convidado para os festivais de Ceará, Paraíba e Minas Gerais. “Como não fomos para o Festival de Joinville decidimos ir para um festival internacional de folclore para termos uma maior visibilidade.É uma oportunidade de um novo intercâmbio cultural através de outras culturas “, pontuou.
Viajaram na comitiva 26 bailarinos, entre as categoriais juvenil e adulto. O evento reúne apresentações de danças folclóricas nacionais e internacionais destinadas a preservar o folclore, contribuindo para a preservação e promoção da arte popular, e a melhorar a qualidade artística dos grupos.
FOTOS ARQUIVO GRUPO FOLCLÓRICO