4º Encontro da Família Gava reúne mais de 600 descendentes
Um dos projetos para o próximo evento é regatar a história da família Gava em um livro.
Considerada uma das maiores famílias de origem italiana no Brasil, a família Gava realizou neste sábado, 23, o 4º Encontro da Família Gava. O evento ocorreu no salão paroquial da Igreja Matriz São Marcos e reuniu cerca de 600 descendentes do casal Giuseppe Gava e Rosa Cescon Gavaque que partiram de Cappella Maggiore, na província de Treviso e chegaram ao Brasil em 1879. Eles instalando-se primeiramente em Rio Caeté, na cidade de Urussanga, e depois em São Bento Alto, Nova Veneza, onde trabalharam na agricultura e vinicultura.
“É um evento que procuramos fazer como forma de resgate cultural e para unir as famílias. São pessoas que ficam esses dois anos sem se ver e se encontram e botam o papo em dia. Os Gavas são pessoas com uma tradição italiana muito forte, honestas e trabalhadoras, que buscam manter a tradição que foi deixada por seus antepassados”, ressaltou o presidente da associação da família Gava, Ildo Gava Júnior, natural de Criciúma.
O evento foi iniciado em 2010 depois da criação de uma associação em 2007 e já participaram descentes vindos da Argentina, Espírito Santo, Curitiba e Caxias do sul.
Neste ano, Arielso José Gava trouxe sua família de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, para participar do evento no estado vizinho. “Tem muitos Gavas por lá. Essa integração é muito importante para podermos resgatar o nosso sobrenome que tenho muito orgulho. É uma forma de prestigiar nossos antepassados que vieram para cá colonizar. Lembro que meus avós contavam que quando chegaram não tinham nada, eram pobres e venceram pelo trabalho. Onde se estabeleceram os Gavas se esmeraram pelo trabalho, pela honestidade e pela religião”, destacou.
Para um dos integrantes mais velhos da família, Afonso Gava, este é um momento de alegria. “Todos os Gavas são gente boa. Quando se decreta de fazer uma churrascada todos vão, somos bons de boca. Este encontro representa muito para nós. É um prazer reencontrar a família”, comentou.
Um dos projetos para o próximo evento, que acontece tradicionalmente de dois em dois anos, é regatar a história da família Gava em um livro.