Notícias

4º Encontro da Família Bortoluzzi acontece neste domingo em Nova Veneza

Entre os convidados as filhas de imigrantes Iracema, Maria e Irmã

Após 12 anos, os descendentes dos imigrantes Giuseppe, Giovanni e Humberto Bortoluzzi irão se reunir para confraternizar a 4ª edição do Encontro da Família Bortoluzzi, que acontecerá neste domingo, dia 11, em Nova Veneza. Já estão confirmados mais de 320 participantes vindos de diversos estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros. Entre os convidados as três filhas de imigrantes: a Iracema com 98 anos, a Maria com 96 anos e a Irmã com 85 anos.

“No primeiro momento pensamos em promover o evento para os descendentes dos três imigrantes Giuseppe, Giovanni e Humberto, porém, resolvemos estender para todos os Bortoluzzis, mesmo que não seja dessa raiz. E para a nossa felicidade já contamos com mais 100 pessoas confirmadas que são parentes, vieram da mesma região da Itália, mas não são da linhagem desses três. Eles aderiram à festa como se fosse, isso que é legal. Há doze anos que não conseguíamos reunir a nossa família”, comenta uma das integrantes da Comissão Organizadora, Susan Bortoluzzi Brogni.

Ela relata que o convite foi feito através dos laços de sangue e também pela ferramenta Facebook. “O Facebook foi uma importante ferramenta de contato, principalmente, com os descendentes que moram longe. Será um momento importante para se restabelecer os laços de família. Um dos colaboraram para o sucesso desse evento foi Celso Bortoluzzi que mobilizou os laços de família e nos fez enxergar todos os parentes, pois não temos a arvore genealógica deles, mas estão sempre conosco. E estarão presentes com mais de 40 pessoas”, afirmou.  

A programação inicia com o credenciamento na Praça Humberto Bortoluzzi, a partir das 15h e os visitantes serão agraciados com apresentações culturais do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro e grupo musical Eco di Venessia. As 16h30, a visitação a praça da Chaminé, marco histórico da família, onde funcionou a fábrica de produtos suínos, indústria que se destacava no cenário na metade do século XX. Já as 17h30, a foto oficial do encontro na escadaria da Matriz São Marcos.

E às 18h, a carreata para o Restaurante e Café Tramontto, local do evento na comunidade de São Bento Alto. Na sequência será feita a apresentação de um audiviosal com uma breve história da família.  E em seguida, um jantar dançante com o grupo Dallas. Os visitantes que chegaram cedo a cidade podem fazer um passeio para conhecer as Casas de Pedra e o Museu do Imigrante, previamente agendada com a Comissão Organizadora.