Gastronomia

É possível ser vegano em Nova Veneza e comer bem?

A vegana Laiz Zanellato Spilere afirma que sim.

Cada vez mais o veganismo vem crescendo na atualidade. O movimento de respeito aos direitos animais ganhou visibilidade nas redes sociais. Os adeptos não consomem alimentos de origem animal, roupas, cosméticos e demais produtos que são testados em animais. A gastronomia típica italiana tem como base diversos pratos com origem animal, como a galinha com polenta e a macarronada. É possível ser vegano em Nova Veneza e comer bem? 

A vegana Laiz Zanellato Spilere afirma que sim. “É possível sim! Os horizontes estão se abrindo e as opções estão crescendo. Hoje em dia existe mais opções de alimentação vegetariana pela região. Eu acredito que é um novo despertar da consciência. Loja de produtos naturais, supermercados e até restaurantes que oferecem cardápio vegano já estão disponíveis em Nova Veneza. A Bodega, por exemplo, tem um cardápio vegano. Alguns outros fazem adaptações nos cardápios. Polenta é vegana”, ressaltou. 

Laiz que se considera vegana/vegetariana, sempre gostou de animais, aos 8 anos descobriu a intolerância a lactose e há cinco anos com a morte de um de seus cachorros passou a defender a causa animal e virou vegetariana. O veganismo, segundo Laiz, é uma política de respeito aos animais. “O vegano tenta, na medida do possível, se abster de consumo animal, seja alimentação ou não. Itens como vestuário, atrações artísticas e demais produtos/serviços que utilizem animais não são considerados pelos veganos. O vegetarianismo está relacionado a alimentação. Podendo ser vegetariana, que não consome nada de origem animal ou ovolactovegetariano, que não consome carne, mas consome derivados”, explicou. 

As tradições alimentares presentes na Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana e na família, foram um desafio para Laiz.  “Precisei acostumar minha família com meus hábitos. Na minha casa, por exemplo, não tem carne no congelador. Na casa dos meus pais, o consumo foi reduzido. Eu costumo dizer que é nas crianças que precisamos plantar a sementinha, pois os mais velhos já criaram hábitos e resistências. É difícil mesmo acordar para algo que mexa com nossa zona de conforto”, destacou. 

De acordo com Laiz, existem outros vegetarianos/veganos em Nova Veneza e o movimento vem crescendo.

Indicações de restaurante para ser vegano e comer bem em Nova Veneza 

Entre as indicações de Laiz estão as massas e risotos da Bodega do Zecca, as pizzas da Casa do Chico, gelatos e tortas da Gheppo, risoto na Tratoria Montalccino, buffet do Quiósque da Célia e xis salada vegano da Burgheria. 

“Estamos sempre ligados no mercado e percebemos uma crescente do público vegano, e procuramos introduzir em nossas casas produtos veganos. Temos queijo vegano na Casa do Chico para fazer as pizzas, saladas, antepastos, e massas com molhos veganos. Na Geppo temos gelatos veganos, que são a base de água com fruta e chocolate vegano, a base de água e cacau. A Capo & Gin que é nossa casa mais recente não ficou fora disso, temos opções veganas e para celíacos”, ressaltou uma das sócias do Grupo Ghellere, Daniele Possamai Ghellere.

Risoto de Moranga presente no cardápio do Capo & Gin.