Você conhece o Movimento Modernista Brasileiro?

Em meados de 1920 surge, no Brasil, um movimento diferente e inovador. Os artistas desse movimento chamado “Modernista” criticavam e questionavam as estruturas artísticas da época e apresentavam um pensamento para frente, mostrando as estranhezas brasileiras. Para os modernistas, o Brasil reproduzia as artes e modos europeus, mas deveria ser exposto o verdadeiro Brasil em suas obras, cores, ritmos, falares e escritos, trazendo em sua essência o brasileirismo.

Com a Semana de Arte Moderna de 1922, os artistas deram foco à cultura nacional, rompendo com os tradicionalismos da época e buscaram a identidade nacional, apresentando nos escritos linguagem popular e liberdade em relação às formas que eram normalizadas até então. Esse movimento também teve cunho político, e por meio da arte, mostraram suas insatisfações com as atitudes governamentais da época.

        O Modernismo afrontou a elite e promoveu mudança no campo artístico, sendo uma provocação às estruturas conservadoras, e também à gramática normativa metrificada usada nas produções literárias. Os artistas queriam ver liberdade e brasilidade autêntica nas produções de seu tempo. Os principais nomes desse movimento foram: Mário de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, entre outros.

Para mais dicas de Educação e Literatura, me siga no Instagram: @sil_mazzuquello.

Silvana Mazzuquello Teixeira

Graduada em Letras, professora e apaixonada por livros e escritos. Esta coluna será focada em assuntos sobre Educação e Literatura, contendo dicas de livros, reflexões acerca da docência e compartilhamento de experiências vividas.