O Alienista: indicação literária e cinematográfica

Silvana Mazzuquello Teixeira

Oi, gente! A indicação da coluna de hoje será um pouquinho diferente. Serão indicados um livro e a série que foi baseada nele e em outras obras. O nome principal é O Alienista, de Caleb Carr. Se você gosta desse universo literário + cinematográfico, me siga no instagram: @sil_mazzuquello.

A série “O alienista” que está disponível na Netflix é baseada no livro de mesmo nome do escritor norte-americano Caleb Carr. Na obra há elementos de romance e mistério que dão um fabuloso enredo. A história se passa em Nova York e tem fragmentos e personagens incorporando fatos verídicos. Em meados de 1890 surge uma série de assassinatos de crianças e adolescentes de rua e esses crimes tem o mesmo (hoje denominado assim) modus operandi, que se enquadra nas características de um assassino em série. Logo, a equipe do alienista da cidade é chamada para resolver o mistério e desvendar quem está cometendo os delitos. A equipe é formada pelo psicólogo criminal Laszlo, o jornalista ilustrador John e a sábia Sara, que era aspirante a investigadora. Com o caso, juntaram-se ao time investigativo Marcus e Lucius, detetives legistas. Na missão de encontrar o culpado, Laszlo e sua equipe encontram oposição dentro da polícia, pois a guarda estava comprometida a proteger a reputação da elite da época.

A série é completa, com ótima sequência de cenas e eventos sobre o mistério muito bem equipadas que nos prendem. Isso tudo é realizado pela obra literária muito bem escrita e estruturada a qual eu indico muito. Na segunda temporada da série, o enredo é baseado em outro livro do mesmo autor, chamado “The Angel of Darkness” que conta a história sobre sequestros e mortes de bebês, em que a equipe novamente entra em ação para encontrar o culpado. Novamente, a série nos surpreende e prende nossa atenção, principalmente, com a riqueza de detalhes da investigação.

A leitura desses dois livros é maravilhosa para quem gosta de trillers psicológicos e investigação criminal. A obra “O alienista” também é título de um livro de Machado de Assis e muita gente confunde, mas para não haver confusão, indico também o livro brasileiro! Hahaha. Boa leitura e não deixem de assistir a série!

Silvana Mazzuquello Teixeira

Graduada em Letras, professora e apaixonada por livros e escritos. Esta coluna será focada em assuntos sobre Educação e Literatura, contendo dicas de livros, reflexões acerca da docência e compartilhamento de experiências vividas.