Minha experiência no curso de Letras

Silvana Mazzuquello Teixeira

Oi, gente! Hoje vou falar um pouquinho sobre a minha experiência na graduação e aproveitar para promover o meu curso amado: Letras. Para mais dicas de Educação e Literatura, me siga no Instagram: @sil_mazzuquello.

Primeiramente, gostaria de escrever sobre o porquê da minha escolha. Eu adquiri a vontade de ser professora no último ano do Ensino Médio, por estar rodeada de docentes de qualidade, que pensavam tanto no êxito da atividade-fim, quanto no desenvolvimento pessoal dos alunos. E eu quis ser assim. Como sempre gostei muito de ler e amava a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, optei por fazer Letras. E digo que acertei em cheio!

Me identifiquei com o curso desde o primeiro semestre e amei cada matéria estudada, até as mais dificultosas. Meu curso seguia basicamente três linhas principais: Linguística, Literatura e Ensino. No primeiro momento, me apaixonei por Linguística, era incrível demais entender os aspectos da aquisição e faculdade de linguagem, além de estudar fonética e fonologia. Ao decorrer do curso li muitos livros obrigatórios de literatura e por certo período lia pouco, em função de dar prioridade aos livros sugeridos. Mas de qualquer forma, estudar a Literatura na faculdade foi uma delícia, entrei em cenários nunca pisados e me resgatei nas aulas, que além de leituras, abrangia cultura, arte e política. Confesso que achava as aulas de didática e outras matérias voltadas ao ensino, maçantes, todavia no finalzinho da graduação o amor pela Educação capturou meu coração.

As disciplinas de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso foram experiências incríveis de se viver. Sem sofrimento, mas muita dedicação e ganhos. Em meus dois estágios voltei aos colégios que cursei o ensino básico. No Fundamental, Escola Municipal Ângelo Zanellato, em Içara e do Ensino Médio, o IFSC – campus Criciúma, em que tive meu primeiro contato com a iniciação científica. Com o TCC trabalhei Língua e Literatura, analisando a obra modernista “Amar, verbo intransitivo” do escritor Mário de Andrade, em que fui muito feliz.

Então, se você, assim como eu, se identifica com a licenciatura e quer cursar Letras, vá sem medo. Eu me graduei na UNESC e fui bolsista integral. A universidade oferece bolsas de estudos para alunos de licenciatura com 50% e 100% da mensalidade. Uma das opções é a NOSSA BOLSA, que foi o auxílio o qual fui contemplada. Bora ingressar na faculdade? Não desista daquilo que faz sentido para você e boa sorte!

Silvana Mazzuquello Teixeira

Graduada em Letras, professora e apaixonada por livros e escritos. Esta coluna será focada em assuntos sobre Educação e Literatura, contendo dicas de livros, reflexões acerca da docência e compartilhamento de experiências vividas.