Leitura paralela: uma ferramenta alternativa de estímulo para o cérebro?
Que a leitura é uma ação benéfica ao cérebro humano todos já sabem… Pesquisas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Além disso, o cérebro é um músculo, então quanto mais exercícios, mais fortalecimento. Estudiosos americanos da área medicinal descobriram que com o hábito de leitura, a redução do funcionamento do cérebro, ao chegar na idade idosa, possa ser de 30% ou menos, protegendo também, o órgão da doença de Alzheimer. O que é uma vitória!
As vantagens de ser um leitor são várias: melhora da escrita e abrangência de vocabulário, imaginação aguçada e maiores picos de criatividade, incitação de senso crítico, pensamentos analíticos e reflexões complexas, redução de estresse, maior sensação de prazer, aumento da capacidade de sentir empatia, melhora significativa no sono, entre outras.
A leitura de mais de um livro ao mesmo tempo também é uma proposta de exercício válida para o cérebro. Com a leitura paralela, você desenvolverá mais foco e concentração, já que estará lidando com mais de uma história e cenários, ou até mesmo gêneros textuais diferentes. Há quem diga que alternando as histórias os livros fiquem mais leves e tenha-se a vontade de terminá-los mais rápido. Alguns livros podem ser extensos ou com linguagem mais robusta e essa ação de leitura de mais livros pode ajudar, para que se promova prazer e relaxamento ao leitor. Outras pessoas usam a leitura paralela como estratégia, para que consigam ler mais livros em tempo menor, e está tudo bem em fazer isso, pois há muitos benefícios por trás dessa atitude que estimula o cérebro.
Eu, por exemplo, atualmente, estou lendo O Hobbit de J.R.R. Tolkien, Vigiar e punir de Michel Foucault e Inferno – Divina Comédia de Dante Alighieri. Histórias diferentes que estão me dando muito prazer em lê-las. E você, quais livros têm lido?
Para mais dicas de leitura e Educação me siga no Instagram: @sil_mazzuquello.