Contos de horror

Silvana Mazzuquello Teixeira

Oi, gente! Essa semana tem dica de leitura, lembrando que tem outras dicas mais lá no meu Instagram: @sil_mazzuquello.

Hoje quero compartilhar as histórias escritas pelo autor Fábio de Andrade, do estado do Pará. Sua escrita é amparada no horror e suas obras são impactantes e cheias de detalhes. Entre suas obras estão “Sob os olhos do delírio” (2016); “Um estudo em violeta” (2018) e “O caso 33” que em breve será lançado. “O caso 33” tem os mesmos policiais investigativos de “Um estudo em violeta” como personagens principais, Joaquim e Joana. Aliás, espero ansiosamente para este caso!

O primeiro e-book publicado pelo autor em 2016 é formado por três contos, em que o terror e mistério tomam conta das tramas. O primeiro conto “O horrível fim de José de Alencar” conta a vida de um velho solitário e muito curioso que ao transpassar os limites da curiosidade se vê em meio a um ritual sobrenatural, o qual, consequentemente, faz com que o homem tenha um fim trágico. O segundo conto é sobre um casal de idosos que se amam. Chamado “em casa”, o conto tem tom triste e melancólico, que faz com que voltemos nossos olhos a nossa casa e pessoas que convivem conosco. O terceiro, mas não menos importante… Bom, esse eu deixo para vocês mesmos descobrirem. Mas digo que o contexto e cenário da narrativa é genial!

Em “Um estudo em violeta”, particularmente meu favorito, Fábio apresenta um assassinato de uma garotinha e a investigação do caso. Joana, que é a policial responsável pelo caso, se mostra coerente e perspicaz em todo momento, trazendo um tom sóbrio e sábio ao mistério. Achei a narrativa bastante bacana pelo fato de exibir intertextualidade, visto que o autor remete e sugere leituras de Edgar Allan Poe, como por exemplo, a obra “Histórias extraordinárias”.

Então, se você curte ou quer conhecer esse tipo de escrita misteriosa, com toque de horror e aspectos sobrenaturais, leia os contos de Fábio de Andrade. Autor brasileiro, com boas obras nos moldes dos clássicos do horror. Como já escrevi em outro texto da coluna, os autores nacionais têm de serem valorizados! Para saber mais, siga-o no instagram: fabiodeandrad.

Silvana Mazzuquello Teixeira

Graduada em Letras, professora e apaixonada por livros e escritos. Esta coluna será focada em assuntos sobre Educação e Literatura, contendo dicas de livros, reflexões acerca da docência e compartilhamento de experiências vividas.