A importância do incentivo à leitura desde… sempre.
Antes que a criança consiga ler, deve-se apresentar leituras. Esse contato com a leitura desde cedo é bastante importante para o desenvolvimento infantil e sua ligação com a leitura quando for maior. Ler para uma criança ajudar em seu desenvolvimento, pois a criança, com as histórias, se vê em novas situações e ouve mais palavras do que está habituada. Além disso, ouvir uma história lida, faz com que o pequeno interprete o texto, compreenda os personagens distintos, imagine cenários e aprenda a se expressar melhor.
A aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita começa em casa, na convivência entre pais e filhos. Claro que ao ler para uma criança, você não será um professor de língua ou leitura, até porque o foco da ação não está na morfologia das palavras, mas na imaginação, memória e gosto pela leitura da criança. Ao ler para um infantil, você estabelece conexão e diálogo com ele e com esta prática, exercita o conhecimento e comunicação da criança com o mundo. O contato cedo com historinhas infantis ilustradas, contos de fadas, fábulas e livrinhos fazem os menores adquirirem gosto pela leitura.
A literatura infantil contribui para recreação, informação e interação ao ato de ler ou ouvir uma leitura, de forma a influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Logo, é necessário esse incentivo por parte da família desde sempre, pois as leituras colocadas como fonte de prazer, diversão e mecanismo de cultura fazem a criança ter maior autonomia intelectual e social, além de estimular a criatividade dos pequenos. A inserção das crianças desde cedo ao mundo literário faz com que se tenha na sociedade pessoas críticas e conscientes, pois o conhecimento transforma. É bom que as leituras virem rotina, pois a leitura é um hábito e hábitos tem que serem regados e estimulados dia após dia.
Leia para uma criança, incentive a leitura. Se você não tem condições de comprar livros, há na maioria das cidades, bancos de trocas de livros, geladeiras solidárias com livros para doação e também as bibliotecas públicas, além do auxílio da internet para baixar historinhas.
Para mais dicas de leitura e educação, me siga no instagram: @sil_mazzuquello.