Transtorno de Personalidade Narcisista

Silvana Ghellere Cavalheiro

Eu me amo. Eu sou o máximo. São algumas frases que caracterizam o indivíduo com transtorno de personalidade narcisista, devido à autoestima elevada, a superioridade, grandiosidade e necessidade de admiração. 

A palavra narcisista é derivada da Mitologia Grega, onde Narciso que era um Deus Grego havia se apaixonado por si mesmo, e morreu afogado num lago contemplando sua própria imagem. 

      Figura 1. Narciso

Fonte: retirado do site espores.org 

 

O narcisista se considera sempre superior a todos, egocêntrico (volta à atenção sempre para si mesmo), em determinados casos esses comportamentos acabam afastando e distanciando emocionalmente pessoas muito próximas. 

Geralmente os narcisistas possuem autoconfiança devido ao fato da carência de sentimentos nas relações pessoais, que se auto elogiam para suprir essa necessidade de atenção.

 

Figura 2. Comportamento Narcisista (atenção para si próprio, na figura o indivíduo sozinho se basta).

Fonte: retirado do site doutissima.com.br 

 

De acordo com pesquisa realizada pelo Psicólogo Frederick Stinson “descobriu-se que os homens tendem a ser mais narcisistas do que as mulheres”, e, que o ápice seja durante a adolescência e decline conforme a idade. 

O indivíduo com transtorno de personalidade narcisista é muito sensível a mágoas, críticas, desvalorização e derrotas. Embora possam não demonstrar abertamente, mas podem sentir-se humilhados. 

O narcisista pode também ser um indivíduo rancoroso, vingativo, competitivo, e, geralmente faz com que os outros se sintam mal, inflando assim seu ego e o sentimento de superioridade. 

Segundo Freud, o narcisismo está relacionado com o desenvolvimento da líbido e se transforma em patologia quando existem conflitos entre as ideias culturais e éticas, no momento em que se tornam excessivas e acabam por dificultar as relações normais do indivíduo no seu meio social. 

O diagnóstico é realizado por Profissional Psicólogo ou Psiquiatra, de acordo com a história de vida e os sintomas que preenchem os critérios necessários para o diagnóstico de transtorno de Personalidade, e o tratamento é realizado através de Psicoterapia.