Terapia animal: a influência positiva de conviver com animais de estimação

Silvana Ghellere Cavalheiro

A convivência com animais traz inúmeros benefícios para o ser humano. Os animais também são procurados para fazer companhia como em casos de crianças, de idosos, pessoas que moram sozinhas.

É uma forma de ter o que “mimar”, oferecer e receber carinho, e, principalmente preencher o sentimento de vazio, solidão, de estar só.

Muitas vezes, o simples fato de conversar e brincar com os animais faz com que diminua o estresse, como terapia ao ser humano.

Aqueles que possuem um animal de estimação sabem o quanto é gratificante chegar em casa e se deparar com um gesto de carinho oferecido por ele, com manifestações de alegria porque seu dono chegou querendo chamar a atenção como forma de demonstrar a saudade e a felicidade por tê-lo de volta.

Demonstração de afeto ao dono

 

 

 

 

Retirado do site: scoopenest.com

Segundo alguns estudos, os animais desempenham um papel muito importante ajudando nas perdas pessoais, como exemplo, com pessoas que perdem o cônjuge e se sentem sozinhas e buscam no animal a companhia, onde esta convivência reduz a sensação de isolamento e diminui a propensão á depressão.

Quando existe a sensação de alegria, o cérebro libera endorfina podendo deixar o ser humano mais relaxado e melhorando no seu bem estar como controle da pressão sanguínea, alterações do sono entre outros, assim, as pessoas que convivem com animais e se dedicam a eles se sentem mais alegres.

As relações com os animais além de propiciar benefícios como alegria e companhia podem beneficiar também em questões relacionadas a tratamentos de algumas doenças, hospitais e centros de saúde já utilizam animais como método de tratamento aos seus pacientes.

A equinoterapia, utilizada com cavalos também traz benefícios para a saúde, é um tratamento auxiliar para adultos em recuperação e crianças com deficiência mental com ótimos resultados.

Terapia assistida por animais em hospitais

 

 

Retirado do site: oss.org.br

Existem muitos estudos, pesquisas e livros sobre terapia assistida por animais com relatos de evolução de pacientes e a importância dos animais neste processo.

“Nossos animais de estimação têm vida tão curta e, ainda assim, passam a maior parte do tempo esperando que voltemos para casa todos os dias. É impressionante quanto amor e alegria eles trazem para nossas vidas, e quanto nos aproximamos uns dos outros por causa deles” (frase do filme Marley e Eu).

 Minha Terapia animal

Silvana Ghellere Cavalheiro

Psicologa