Síndrome do Ninho Vazio

Silvana Ghellere Cavalheiro

A Síndrome do ninho vazio é caracterizada por sentimentos de solidão e pesar quando os filhos buscam sair de casa, seja para viajar, morar em outro lugar ou mesmo tornar-se independente. 

Muitos pais costumam dizer: “criamos nossos filhos para o mundo, ou, nossos filhos são como passarinhos que criam suas asas e voam”, porém, quando os filhos crescem e se tornam independentes, muitos pais tendem a sofrer com sua ausência podendo ocasionar em depressão, pois, a saída dos filhos do “ninho” pode transformar a vida dos pais.  

A Síndrome do ninho vazio atinge tanto homens quanto mulheres, porém em diferentes intensidades, visto que cada personalidade reage de uma maneira, mas, tenderá a sofrer mais o individuo que é mais sensível e sentimental. 

Alguns dos principais sintomas são: depressão, distúrbios do sono, melancolia, raiva, distúrbios alimentares, diminuição da libido, preocupação extrema, ansiedade, entre outros.

Lembranças dos filhos que já não residem mais na mesma casa. (Fonte: retirado do site saga.co.uk)

 

É um processo natural que os filhos em uma etapa de crescimento e evolução busquem seus caminhos e experiências como morar fora do país, cursar uma faculdade em outro Estado, casar e sair de casa.  

Nesta fase em que os filhos já não se encontram mais na casa dos pais, porque não pensar mais em si próprio e buscar realizar antigos sonhos ou desejos que antes com os filhos pequenos não conseguiu realizar? 

Lembrem-se os passarinhos do ninho sempre voltam, retornam aos seus lares para visitar e rever as pessoas queridas. 

Em alguns momentos os pais se questionam constantemente se realmente educaram da melhor maneira seus filhos para se tornarem independentes, como exemplo: “Será que meu filho vai conseguir viver sozinho? Será que vai dar conta dos afazeres?”, etc.