O que a pandemia tem nos ensinado?

Silvana Ghellere Cavalheiro

O mundo está vivenciando um dos momentos mais críticos e difíceis, devido ao novo coronavírus (COVID-19), que tem atingido muitos países causando inúmeras mortes todos os dias e grandes impactos sociais, econômicos, etc.

O coronavírus causa infecções respiratórias onde os sintomas mais comuns são: tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, febre e coriza.

Diversos profissionais estão lutando todos os dias buscando salvar vidas das pessoas infectadas pelo vírus, afastando-se de suas famílias para dedicar-se a cuidar do outro.

Muitas famílias não tem a oportunidade de despedir-se adequadamente de seus entes queridos que vieram a óbito devido ao coronavírus. A família não tem o tempo de elaborar o luto.

A orientação é o isolamento social, os cuidados necessários como lavar diversas vezes as mãos, utilizar máscaras e álcool em gel, e sair de casa somente se for necessário.

Porem, conforme o tempo vai passando, com o isolamento social, muitas pessoas estão desenvolvendo ansiedade, tristeza, insegurança, depressão, etc.

Então surge a seguinte pergunta: tem algo bom que a pandemia nos ensinou?

A resposta é sim, nos ensinou a obter mais tempo para dedicarmos a família e valorizar os momentos especiais. Muitas vezes na correria do dia a dia e  do trabalho, não é possível passar tanto tempo com os filhos, poder observá-los melhor, participar de brincadeiras, praticar uma receita nova ou mesmo aprender a cozinhar, organizar a casa, desfrutar de leituras que talvez antes você não tinha um tempo livre, poder disfrutar de momentos com o seu companheiro (a), refletir, meditar, cuidar da nossa saúde, aprender algo novo, enfim, a pandemia tem nos ensinado a nos preocupar mais uns com os outros. Ficar em isolamento significa que também estamos protegendo o outro.

Figura 1. Reflexão

Você gosta de APRENDER coisas novas? Que coisas você já APRENDEU ...

                 Fonte: retirado do site br.toluna.com