Como lidar com conflitos

Silvana Ghellere Cavalheiro

A vida seria muito perfeita se não houvesse conflitos, quem de nós nunca enfrentou uma situação desconfortável, um momento difícil ou uma perda irreparável?

Os conflitos fazem parte da vida, seja profissional, afetivo, entre pais e filhos, irmãos, amigos, afinal nem sempre as opiniões e idéias são as mesmas ou os comportamentos e atitudes.

 

Figura 1. Conflitos no ambiente de trabalho

Fonte: retirado do site www.novonegocio.com.br

 

A melhor forma de lidar com os conflitos quando surgirem é procurar respeitar os interesses do outro para que não haja confronto entre as partes envolvidas.

É preciso aprender a ser flexível, a ouvir e respeitar o que o outro pensa, não estamos falando em aceitar o que não se concorda, mas sim, respeitar.

O escritor John Maxweel relata que uma das dicas para lidar bem com os conflitos é analisar nossas atitudes, pois “a maneira como vemos as pessoas determina a nossa percepção de como elas se sentem em relação á nós”. Por isso, antes de julgar um ato, pensamento, idéia, de forma rígida, exagerada ou impensada, procure refletir sobre sua atitude e buscar explicações e soluções para resolver o problema.

Outra forma de amenizar conflitos é procurando assumir seus erros, ser humilde e admitir que também pode falhar, afinal, todos nós temos nossas fraquezas, assim, evita-se acusações desnecessárias e, principalmente acusações inocentes como por exemplo, falhas voltadas ao trabalho que por medo de insegurança de perder o emprego, transfere a culpa para a outra pessoa provocando injustiça e conflitos com quem não tem nada a ver com sua falha e leva a culpa (este exemplo ainda é muito comum).

 

Figura 2. Resolução de conflitos – aprendendo a lidar

retirado do site www.mensagenscomamor.com

 

Os conflitos sempre irão existir, mas que possamos aprender com eles, amadurecendo nossas opniões e atitudes, refletindo sobre diversas formas de pensar e fazer, que possam servir de experiências e aprendizado pois o importante é saber lidar de forma inteligente com os conflitos.

 

Psicóloga Silvana Ghellere Cavalheiro CRP 12/10550