Uma nova folha em branco

Silvana de Souza Policarpi

Olá querido leitor!

Aleluia, saímos desse ano tão atípico e desafiador, chegamos ao um novo ano e com ele as esperanças acabam se renovando, não é mesmo?

Mas, trago verdades o ano só será diferente se você tiver atitudes diferentes sair da zona de conforto e ir em busca dos seus objetivos e do seu bem-estar físico e mental.

E falando nisso, quero dar uma ressalva a esse mês, a qual chamamos de JANEIRO BRANCO.

Segundo o idealizador da campanha o Psicólogo Leandro Abrahão, em janeiro as pessoas têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. Esse clima foi a base para que as pessoas começassem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, é comum experimentar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano.

O intuito do Janeiro Branco é levar o ser humano a pensar não somente nos bens materiais, mas sim dar um mergulho no seu próprio interior, refletir sobre suas mudanças comportamentais, emocionais, psicológicas e de suas relações como um todo.

E tudo isso nos faz pensar em Janeiro como uma folha em branco, a qual podemos escrever e planejar um novo ano.

Se faz necessário entender que o Janeiro Branco traz consigo o propósito de convidar a todos para discutir a importância do cuidado com a saúde mental, evitando assim o adoecimento emocional, trazendo as pessoas mais qualidade de vida e felicidade.

Vamos então refletir, aceitar e preparar-se para agir.

https://hospitalsantacasariolandia.com.br/wp-content/uploads/2019/12/heart-and-brain-concept-conflict-between-emotions-and-rational-and-vector-id971396436-760x450.jpg

Fonte imagem:hospitalsantacasariolandia

O que podemos fazer para contribuir para a nossa saúde mental:

* Procure não se isolar, ao enfrentar um problema ou desafio;

* Faça atividades que lhe dão prazer, uma nova rotina, atividades físicas, aulas de dança ou música;

* Mantenha seu convívio social ativo, estar com quem amamos, como amigos e familiares revigoram nossas energias;

* Procure manter o seu intelectual sempre ativo, como ler, desenhar, fazer um artesanato, jogos que fazem você memorizar entre outros;

* Esteja em contato com a natureza;

* Alimentação saudável;

* Procure um profissional em saúde mental, se perceber alguma perturbação emocional.

Silvana de Souza Policarpi

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos; em Gestão de Pessoas e RH. Amante da vida e da natureza, corredora amadora que ama sentir o vento batendo no rosto.