Como é o homem do novo século?

Silvana de Souza Policarpi

A nova faceta da masculinidade.

Vamos conversar um pouco sobre o homem da atualidade e das mudanças no decorrer do desenvolvimento da humanidade. Quais são seus desejos, angústias, dúvidas e certezas. Ele se sente confortável diante das mudanças femininas ou vive numa encruzilhada? Solteiros ou casados, eles se propõem a pensar, a agir, a evoluir e a descobrir a nova faceta da masculinidade contemporânea com responsabilidade e sensibilidade.

 Clarice Lispector, em uma de suas crônicas nos  anos 1960, escreveu: “Homem chorar comove. Respeito muito o homem que chora”.

Fim de estereótipo, quebras de tabus e questionamentos existenciais.

Os tempos mudaram e a postura de macho alfa não cabe nos tempos atuais, ainda que em alguns momentos insiste em aparecer. O papel de cafajeste, troglodita, a postura machista e opiniões do tipo, isso é coisa de mulher, é das mais retrógradas. 

Com a chegada do homem contemporâneo podemos perceber que o homem sensível anda em alta. É perceptível a mudança do comportamento nos relacionamentos a dois onde o homem ouve o que a mulher tem a dizer, cuida da barba e do cabelo, cozinha, divide as tarefas de casa, toma conta dos filhos e tem certeza de que, ao decidir ser sensível, em nada interferirá na sua virilidade.

Resultado de imagem para o homem do seculo 21 chorando

 A grande sacada, do novo século que o homem vem entendendo e fazendo uma releitura  é que o homem não precisa dominar, competir ou mostrar que é uma fortaleza. A alternativa mais inteligente é aquele que aposta no respeito, no companheirismo e na admiração. Hoje percebemos que a mulher inserida no mercado de trabalho não é mais aquela que precisa de um homem para que ele pague suas contas. É certo que mulher gosta que eles sejam protetores e que se sintam amparadas seja na hora das inseguranças ou afeto.

Importante ressaltar que os homens continuam os mesmo, só que com uma outra visão, com novo papel e responsabilidade, liberdade emocional e vaidade.

Resultado de imagem para homem do seculo 21

Em outros tempos o homem precisava agir mais com a razão do que com a emoção. Muitas vezes não podia deixar seu lado emocional vir atona, isso seria um sinal de fraqueza e afronta a sua masculinidade.

No decorrer dos anos e depois de lutas e com a inserção e o crescimento da mulher no mercado de trabalho a vaidade do homem chefe de família passou a ser questionada, assim como suas certezas e convicções. A vaidade do homem está na sua própria essência.

Estamos vivendo em uma sociedade moderna, e ainda está presente no nosso dia a dia comportamentos e preconceitos sociais de antigamente, ainda presente na mente em uma maioria da população.

 Percebemos que a evolução que o mundo sofre não acontece apenas no campo tecnológico ou nas tendências de moda o conceito de modernização é muito mais do que estes aspectos e as pessoas também, são submetidas a este processo, como parte da sua essência humana. 

Essa mudança do comportamento do homem tem a ver com as transformações da sociedade, as mudanças do mundo. A busca por ter um relacionamento mais amigável e prazeroso, ele reconhece ter mais abertura e mente flexível diante das questões atuais do que homens mais velhos, muitos ainda presos em atitudes e pensamentos ortodoxos.

No fim o que a humanidade dos dias atuais buscam é a liberdade de expressão e sentimentos. Entendemos que, viver feliz e intensamente tudo que o mundo nos oferece de melhor, é o que importa. Viva a vida seja feliz acompanhado ou sozinho.

Silvana de Souza Policarpi

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos; em Gestão de Pessoas e RH. Amante da vida e da natureza, corredora amadora que ama sentir o vento batendo no rosto.