Atividade física, tenha uma para chamar de sua

Silvana de Souza Policarpi

Olá, querido leitor!

Como diz o famoso médico Lair Ribeiro “Se você não arrumar tempo para cuidar de sua saúde terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença.”

Todos sabemos, que o sedentarismo é muito prejudicial tanto para saúde física quanto para a saúde mental. Nosso corpo precisa de descanso, mas também precisa de movimento.

Estudos apontam que quanto mais ativa a pessoa, melhor sua qualidade de vida. Percebe-se diferença na qualidade de vida entre pessoas que praticam atividades físicas, comparadas as que não praticam, não apenas no aspecto de saúde física, mas também os aspectos cognitivos e psicológicos.

As atividades físicas são meios de descarregar ou libertar tensões, frustações e emoções, acumuladas pelas exigências e pressões do dia a dia.

Arquivo pessoal

São inúmeras as vantagens da prática esportiva, como por exemplo: controle de peso, controle da pressão arterial, controle de glicose, aumento de resistência contra doenças, fortalecimento dos ossos, força muscular, qualidade de sono, capacidade respiratória, alivio de estresse, aumento da autoestima, aumento do bem estar, estímulo a novas amizades, desenvolvimento da liderança, disciplina e concentração.

 O simples fato de você colocar um tênis e uma roupa confortável, e fazer uma caminhada já estará lhe proporcionando vários benefícios, agora se você gostaria de se arriscar numa prática esportiva mais intensa, é primordial que você procure a ajuda de um profissional formado em Educação Física, para orientar no esporte escolhido. 

Arquivo pessoal

Quando a atividade física é feita em grupo, os benefícios dobram, porque cria-se um vínculo de amizades. Pessoas que treinam em grupos, acabam proporcionando uma a outra o incentivo, para que o desempenho seja melhorado cada vez mais. O companheirismo acaba gerando um sentimento de pertencimento ao grupo, divide-se com os amigos as alegrias e frustações referentes ao esporte. Quanto mais praticamos mais disciplinados ficamos. 

 As chances de desistir quando o treino é em equipe são pequenas, passa-se a ter um compromisso com as pessoas do grupo, também entra a questão de ter disciplina, de não faltar por qualquer motivo, o comprometimento com a atividade física e as pessoas acaba sendo prioridade.

Esportes como futebol, vôlei e basquete são propícios para desenvolver a liderança, os atletas quando treinam, vencem e perdem juntos, acabam adotando uma mentalidade de equipe.

Digo uma coisa a vocês, por experiência própria a superação dos seus limites é esplêndida. Ver a sua evolução é muito gratificante.

Então vamos lá, comece hoje mesmo alguma atividade que faz bem a você, MEXA-SE.

Silvana de Souza Policarpi

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos; em Gestão de Pessoas e RH. Amante da vida e da natureza, corredora amadora que ama sentir o vento batendo no rosto.