Estava tudo indo bem, até você….

Scheila Bendo Ferreira

Criar expectativas. E então, o fluxo natural das coisas é interrompido. O que antes era leve, agora se tornou rígido perante as projeções e ilusões que sua mente começou a criar.

Você criou expectativas e começou a definir como tudo deve acontecer, como se tivesse o poder de controlar pessoas, situações ou qualquer coisa ao seu redor.

Você criou expectativas e agora não tem mais tempo para espontaneidade, autenticidade e muito menos para imprevistos, afinal, você não pode mais correr o risco de cometer algum equívoco… Você tem um plano a ser seguido.

E você arquitetou com maestria como cada um que estivesse ao seu redor deveria agir, como se fossem personagens de uma peça teatral muito bem ensaiada. E você ficou chateado todas as vezes que se deu conta que por mais que o script estivesse tão bem formulado, sempre tem alguém que erra o texto a ser seguido. Inclusive, você mesmo.

Você criou expectativas, se esquecendo que com elas viriam também a frustração, a insegurança e o sofrimento. Sim, cada vez que algo não sai como o previsto você se martiriza. Acredito que tanto eu quanto você sabemos bem como isso pode ser doloroso.

E a ansiedade da expectativa trava a naturalidade dos teus movimentos. Você deixa de ser e passa a representar. Será que é assim que devo me comportar? Será que é assim que devo falar?

E algo precioso se perde pelo caminho. Você ignora as infinitas possibilidades e limita todo o processo. Associa que todo o imprevisto vem carregado de perdas e sofrimentos, desconsiderando por completo a probabilidade de coisas surpreendentemente maravilhosas acontecerem.

Sim, eu sei que as vezes o inesperado traz perdas e isso dói demasiadamente. Mas, e se o inesperado trouxer também ganhos, alegrias e coisas ainda melhores do que a sua própria expectativa foi capaz de imaginar?

Sem expectativa estamos livres para absorver tudo que a vida tem para nos oferecer, e sem tanta resistência, as probabilidades de sermos surpreendidos positivamente se tornam muito maiores.

Como fazer então para não criar expectativas? Não faço a mínima ideia. Jura que você criou a expectativa de que eu fosse ter essa resposta?

Scheila Bendo Ferreira

Graduada em Gestão de Recursos Humanos com especialização em Desenvolvimento Humano e Organizacional. Reikiana e apaixonada por assuntos relacionados a comportamento, autoconhecimento e espiritualidade.