Toda renúncia tem propósito
Renunciar tem significado abandonar, rejeitar, sacrificar.
A regra é clara: segue-o e renuncia a si mesmo quem tem coragem, obedece-o quem tem juízo.
Renunciar tem significado abandonar, rejeitar, sacrificar. Abandonar a si mesmo, em propósito. Sacrificar vontades e prazeres em prol de algo maior. Renunciar, é obedecer e seguir com a cruz. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mt 16.24.
Ao renunciar há total entrega, colocando o Mestre em pódio, em primeiro lugar. Ao renunciar, você se coloca ao dispor de ouvir a voz e vontade de Deus, colocando assim, os desejos banais em segundo plano. E isso não é ruim, pois assim, compreendemos a dependência de Deus e o amor dele para conosco, em que somente Ele basta, pois ele preenche tudo e nos dá tudo, conforme nossa necessidade.
Veja, o próprio Cristo se esvaziou de si mesmo tomando forma humana a nos salvar. Deus renunciou algo importantíssimo para Ele: Seu filho. A renúncia é salvação. É propósito de vida eterna. E diferente do que se pensa, a renúncia não machuca, mas cura. Cura o orgulho, o egoísmo, a podridão. Quando você renuncia das suas vontades a favor da obra de Deus ou em causa do seu irmão, é ali que você oferece o melhor dízimo, a melhor oferta.
Quando sua vida está direcionada à Deus, focando na vontade de Deus, centralizando Ele, colocando Ele em patamar, buscando Ele, sendo perseverante nele, confiando nele e renunciando coisas de sua vida por Ele e para Ele, você entendeu tudo. Ele basta. Ele transborda. Ele encoraja. Ele revigora. Ele aponta a direção. E por vezes, Ele vai pedir para você renunciar certas coisas, mas Ele tem uma visão muito mais ampla, Ele sabe o que é bom e ruim para você. Se Ele pede a renúncia dessas coisas é por não te faz falta. Não é teu. Não te faz bem. A renúncia pode estar num relacionamento que te faz parar, numa amizade que te faz chorar, um ambiente que te faz estagnar. Toda renúncia tem um propósito, mas e aí, vai ter juízo para obedecer?