Sacramentos: Ordem, Importância e Definição
Pensando em nossa relação de amor e fé com Deus, a Igreja nos apresenta 7 Sacramentos, baseados na vida de Jesus, para fortalecer nossa comunhão com o Pai.
Eles podem ser divididos em 3 grupos: Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia); Sacramentos da Cura (Penitência e a Unção dos Enfermos); Sacramentos ao serviço da Comunhão (Ordem e Matrimônio).
Os sacramentos da Iniciação Cristã são o alicerce de toda nossa vida.
O Batismo proporciona a incorporação na Igreja e a participação na missão como filhos de Deus, novas criaturas libertas do pecado. É a regeneração por meio da água e do Espírito. É também chamado de Dom da graça e da luz.
A confirmação, também chamada de Crisma, é a responsável pela confirmação da graça e do Espírito Santo, para vivermos como adultos na fé cristã. Por meio do chamado Óleo do Crisma, que simboliza a marca, o selo do Espírito Santo, somos ungidos pelo Bispo da Igreja, aprofundando a graça batismal.
A Eucaristia, segundo o Catecismo, é “fonte e cume de toda a vida cristã”, nela recebemos o Corpo e Sangue de Cristo. A Igreja, através da comunhão, preserva em memória dEle o que foi feito em sua Santa Ceia na véspera da sua paixão. Esse sacramento nos permite a imersão na vida e morte de Cristo e na sua Salvação.
Os Sacramentos de Cura, por sua vez, permitem o cuidado de Jesus, médico de nossas almas e corpos, para sermos agraciados pelo perdão do Céu.
Penitência, também chamada de Confissão, é o reconhecimento de nossos pecados. Através do Sacerdote, obtemos a misericórdia de Deus. É pela penitência que nos convertemos e reconciliamos com o Pai recebendo a paz.
Unção dos Enfermos é uma encomenda dos doentes ao Senhor pela Santa Unção e oração. O doente é ungido na fronte e nas mãos com óleo devidamente abençoado, proferindo as palavras: “Por esta santa unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos”.
Os Sacramentos ao serviço da Comunhão, por fim, conferem uma missão de contribuição para com a salvação pessoal e do próximo.
Ordem é a missão confiada por Cristo ao sacerdote, o qual foi instituído para proclamar a Palavra do Senhor e ajudar na comunhão com Deus. Tem poder para operar a salvação e são chamados a se consagrarem totalmente a Deus. “Servir de instrumento de Cristo em favor da sua Igreja”.
O Matrimônio é aquele em que o homem e a mulher tornam-se uma só carne em uma comunhão íntima para toda a vida. Assim, nasce uma instituição destinada a aperfeiçoar-se no amor e na entrega, buscando a santidade pela vida conjugal e por meio da procriação. O próprio Deus quis nascer e crescer no seio familiar. O lar é a primeira escola da vida cristã.