Quem é o Espírito Santo?

Proclamando a Glória

Cremos em um só Deus, em Três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é uma Pessoa. Ele vive na unidade e comunhão com o Pai e o Filho, Jesus Cristo.

Jesus disse a Nicodemos: “O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde vai…” (João 3,8). O vento a qual Jesus se referia, é o Espírito Santo de Deus, expressão que vem do hebraico por meio da palavra “rúah”, que significa: hálito de Deus, sopro ou respiração, e do grego por meio da palavra “pnevma” que significa: soprar, respirar, ou vento. O vento era sinal de vida ativa, sinal da presença misteriosa de Deus, que dá força, capacidade, movimento.

“O sopro da vida divina, o Espírito Santo, exprime-se e faz-se ouvir, da forma mais simples e comum, na oração. É belo e salutar pensar que, onde quer que no mundo se reze, aí está presente o Espírito Santo, sopro vital da oração” (Papa João Paulo II). O Espírito Santo é a presença viva de Deus em nosso meio, e assim como o vento, não pode ser visto, Deus quer que você O sinta! Ele anseia em soprar sobre você o Sopro da Vida, para lhe dar força, capacidade e lhe conduzir.

Proclamando a Glória

Proclamando a Glória é um grupo de oração católico, que busca levar pessoas para experiências extraordinárias com Deus por meio de acolhida, oração, pregação e assuntos voltados a vida e intimidade com o Pai.