Orações: trechos e significados – Pai Nosso

Proclamando a Glória

Nessa nova série de textos, aprenderemos um pouco mais sobre as principais orações católicas. Assim, nesse primeiro texto, apresentaremos a única oração que Jesus deixou aos Seus discípulos, meditando sobre alguns dos seus aspectos.

O Pai Nosso surge do pedido de um discípulo que queria aprender a orar corretamente. Essa oração e seu ensinamento encontram-se em Mateus 6, 9 e Lucas 11, 1-4.

“Pai Nosso”: Jesus foi quem nos ensinou a chamar Deus de Pai, baseado na Sua relação com o Criador, Aquele que oferece segurança, proteção e que deixa as 99 para nos buscar. Portanto, o Filho de Deus nos mostra que somos todos filhos do mesmo Pai.

“Que estais no Céu”: O Céu não corresponde a um lugar, mas designa a presença de Deus e a Sua grandeza, ele está onde Deus está.

“Santificado seja o Vosso nome”: Santificar o nome de Deus é colocá-Lo acima de tudo. “Venha a nós o Vosso reino”: Significa ter a certeza de que Cristo já veio, mas voltará. “Seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu”: Essa súplica clama pela imposição universal da vontade dEle na Terra, no Céu e no nosso coração.

“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”: Materialmente, pedir o pão é esperar da bondade do Pai tudo que é necessário, sem isentarmo-nos da responsabilidade real que é nossa. Espiritualmente, o pão é o símbolo da comunhão de Deus com a humanidade.

“Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”: A misericórdia de Deus não chegará ao nosso coração se não formos misericordiosos e não nos perdoarmos. O perdão divino e o humano são inseparáveis.

“E não nos deixeis cair em tentação”: Somos tentados todos os dias a sair da presença de Deus e a pecar, mas esse pedido nos garante a ajuda do Senhor em cada um desses momentos.

“Mas livrai-nos do Mal”: O Mal não se refere a uma força/energia espiritual, mas ao mal em pessoa, o Maligno.
“Amém”: significa “que assim seja”.

Proclamando a Glória

Proclamando a Glória é um grupo de oração católico, que busca levar pessoas para experiências extraordinárias com Deus por meio de acolhida, oração, pregação e assuntos voltados a vida e intimidade com o Pai.