O silêncio e o cristão

Proclamando a Glória

Nos dias atuais, nós somos hiper-estimulados por mídias e outros fatores do mundo e o barulho nos cerca de todo modo. Em casa, estamos sempre com a TV ligada, enquanto fazemos as tarefas e o silêncio parece distante. Mas o silêncio tem que fazer parte da vida do Cristão, pois é no silêncio que conseguimos escutar o Amado de nossas almas.

Na Igreja católica, antes das Santas Missas, há um momento bonito de preparação, em que se tem a contemplação. O canto gregoriano, por exemplo, é um agente que conduz os sentidos ao silencio e contemplação, pois a música acalma e remete o silêncio interior. Todo momento é tempo de silêncio interior, para deixar Cristo falar de suas promessas de amor, e nós Cristãos temos de entender e aproveitar esses momentos de contemplação.

No silêncio, evidencia-se a voz de Deus, pois Ele não fala conosco como as outras pessoas, mas vai ao encontro do nosso interior. E precisamos silenciar nossas almas para escutar a vontade de Deus sobre nossas vidas. E na própria ação de orar, a primeira coisa a ser executada é o parar e ficar em silêncio para se concentrar na oração. E você precisa parar. Estar calmo. Deixar a agitação de lado.

Por estarmos rodeados de barulho, muitas pessoas sentem horror ao silêncio, pois geralmente, quando estamos em silêncio, estamos sozinhos e ao estarmos sozinhos, nos deparamos com o que está errado em nós. Encontramos nosso vazio. Que precisa ser preenchido por Aquele que transborda vida: o Cristo.


Tire minutos do seu dia para contemplar a face do Senhor e deixar o silêncio tomar conta de sua realidade, a fim de ter-se transformação e reconhecimento de quem é o Senhor. Escute a voz dele, deixe-se ser encontrado e revelado na contemplação. Ouça no silêncio. Acalme sua alma e assim, tenha ouvidos sensíveis as coisas do Alto.

Proclamando a Glória

Proclamando a Glória é um grupo de oração católico, que busca levar pessoas para experiências extraordinárias com Deus por meio de acolhida, oração, pregação e assuntos voltados a vida e intimidade com o Pai.