Escapulário: fé e devoção

Proclamando a Glória

O escapulário era um avental usado pelos monges durante o trabalho para não sujar a túnica. Colocado sobre as escápulas (ombros), é uma peça do hábito que ainda hoje todo carmelita usa. Com o tempo, foi criado um escapulário menor para ser dado para nós, fiéis leigos. Ele é feito de dois quadradinhos de tecido marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e do outro, a do Sagrado Coração de Jesus.

Além de ser um objeto característico da religião cristã católica, graças a São Simão Stock, ele representa tamanha devoção e fé, por ser um sinal visível (externamente) da nossa aliança com Maria. Sendo assim, o uso deste significa, de certa forma, tomar sobre si o jugo suave da obediência, assim como os religiosos o fazem, mas também, significa adentrar na família carmelita e se consagrar à Nossa Senhora.

Quem usa o Escapulário tem uma aliança Mariana e como tal, deve ter atitudes fiéis a Deus, como: amar a Deus sobre todas as coisas; meditar a Palavra e colocá-la em prática; buscar a intimidade com Deus por meio da vida em oração; se solidarizar com os irmãos e participar, com frequência, dos sacramentos da igreja, como Eucaristia e comunhão, a fim de viver Cristo em profundidade.

Proclamando a Glória

Proclamando a Glória é um grupo de oração católico, que busca levar pessoas para experiências extraordinárias com Deus por meio de acolhida, oração, pregação e assuntos voltados a vida e intimidade com o Pai.