As Parábolas de Jesus
Jesus ensinou muitas pessoas através de parábolas, que nada mais são que histórias com ensinamentos.
Em uma pesquisa rápida ao dicionário, podemos encontrar que o conceito de parábola é “uma maneira de transmitir uma mensagem usando analogia ou comparação”.
Jesus utilizou das parábolas para falar do Reino de Deus ao povo. Ele falava de forma simples e acessível para que todos pudessem entender seus ensinamentos.
Ele comparava os acontecimentos e as práticas da época com as lições de Deus, ensinando com humildade e amor.
Na Bíblia, encontramos muitas parábolas, como aquela encontrada em Mateus 13,1-9, chamada de: A parábola do Semeador. Em síntese, ela fala sobre um homem que saiu para semear, foi espalhando as sementes pelo campo, mas nem todas caíram em solo fértil.
Jesus, então, faz uma comparação utilizando aquelas sementes que foram lançadas em meio a rochas e espinhos, demonstrando ser como as nossas vidas e ações, conforme se extrai do versículo:
“As que caíram no solo rochoso representam aqueles que ouvem a mensagem e, sem demora, a recebem com alegria. Contudo, uma vez que não têm raízes profundas, não duram muito. Assim que enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem, cedo desanimam.” Mateus 13, 20-21.
Através das parábolas podemos tirar lições e reflexões maravilhosas para nossa vida e entender de forma mais clara a vontade de Deus para nós.