Guarde seu Coração!

Pastor Reginaldo da Conceição

Graça e paz a todos!

Você conhece alguém, que fez um eletrocardiograma? (ECG) esse exame, avalia seus batimentos, e pode detectar e prevenir, doenças cardíacas; e se tratando de saúde, todo cuidado é pouco.

E normalmente, nós temos esse cuidado, é só alguém reclamar de uma dor, no lado esquerdo que se diz: vai no médico, pode ser coração.

Apesar dos cuidados que esse órgão necessita, eu quero falar como a Bíblia descreve o “coração”, que fica entre o espírito humano e a nossa alma.

Provérbios: 4 versículo 23

Sobre tudo que se deve guardar, guarda o “TEU coração,” porque dele procedem as saídas da vida.

De maneira objetiva, entendemos que é no coração, que fazemos as nossas escolhas, que vão determinar se nós somos, equilibrados e sábios, para guardar nosso coração.

Ou seja: nós não devemos, começar a presumir, por nós mesmos, a respeito daquilo que nós devemos fazer, em determinadas circunstâncias. Mas tomar uma atitude baseada no conhecimento que você tem das escrituras sagradas.

Exemplo: Saul foi rei de Israel, mas quando ele começou a presumir, o que fazer, ele deixou de guardar o seu coração. Porque ele abandonou, o mandamento e o conselho de Deus, que era passado para ele através do profeta Samuel.

1 Samuel 13 8.

Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava.

9. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

10. Mal tinha ele acabado de oferecer e holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.

11. Então perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Porquanto via que o povo, deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás.

13. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;

O erro de Saul foi ultrapassar os limites da palavra, e fazer aquilo que não era lícito a ele fazer, pois oferecer sacrifício era a função do sacerdote,se ele tivesse esperado o seu reino seria confirmado. Porque na “demora” de Samuel Deus estava provando o coração de Saul.

Hebreus: Capítulo 4 Versículo 12

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até “à divisão da alma, e do espírito,” e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.

Quando fizemos escolhas, baseadas na palavra, nosso coração está guardado; porque temos o entendimento, para manifestar as saídas da vida.

Reflita nisso, faça ótimas escolhas e Deus abençoe.

Pastor Reginaldo da Conceição

Pastor com formação nas dinâmicas da fé, e suas aplicações nos vários aspectos da vida, com ênfase na Palavra e uma vida Cristã. E criador de conteúdos para reflexão no YouTube chamado A Palavra Fiel.