A princesa da praça: Lucille

José Luiz Ronconi

Olá, vamos falar um pouco sobre a princesa da praça: Lucille. Sim, a nossa querida gôndola.

Diariamente centenas de visitantes passam por nossa praça e uma self na gôndola é obrigatória. Ninguém vem à Nova Veneza sem sentar por algum minuto no balanço romântico da gôndola.

Esta belíssima embarcação característica como meio de transporte na cidade italiana, além de ser um ícone da navegação é detentora de uma história milenar e uma verdadeira obra de arte com inúmeros detalhes, entalhes e adereços únicos. Nova Veneza é uma das quatro cidades no mundo que foram oficialmente presenteadas com uma gôndola original.

Em 2006, depois de um longo processo de conversações e muitas reuniões, envolvendo várias pessoas, a gôndola finalmente chegou em Nova Veneza tendo sido recebida com grande festa. Para sua acomodação executamos um projeto de adaptação de um espaço subutilizado da praça, para então criar o lago artificial que abriga a embarcação até os dias de hoje.

A estrutura de apoio conta ainda com sistema de tratamento de água e a cobertura que foi posteriormente executada garantindo maior longevidade, pois sendo uma embarcação de madeira está sujeita a deterioração pelas intempéries.

Para registrar o evento da sua chegada sugeri uma frase para ser fixada junto ao lago, que homenageasse as duas cidades, e que contou com a colaboração do saudoso padre Amilcar para a transcrição ao Latin com os seguintes dizeres: “Das Águas da Sereníssima (República de) Veneza Para o Esplendor do Novo Mundo” (Ex Aquis Serenissima Venitiae Ad Splendorem Novi Mundi).

Desde então a Gôndola Lucille se tornou um dos maiores atrativos turísticos de Nova Veneza. Como o local onde hoje ela se encontra tem restrições quanto à navegação, já se iniciou um projeto de criação do “Canal da Gôndola”, que permitirá o desenvolvimento de passeios de gôndola nos mesmos moldes de Veneza na Itália.

Desejo a todos muita luz.

Um forte abraço e até a próxima.

José Luiz Ronconi

José Luiz Ronconi, arquiteto, fotógrafo, amante de um bom vinho e uma boa companhia. Procuro exercitar meu olhar e minha percepção crítica da paisagem que me cerca.