Ninguém mais escapa!
A transformação digital está começando a virar o mundo do trabalho de ponta a cabeça e dessa vez ninguém escapa!
O movimento surgiu com as startups e depois passou a ser usado também por grandes empresas, pois perceberam uma forma interessante de acelerar os negócios. As novas tecnologias contribuirão para introduzir novos processos e, assim, aumentar ainda mais a produtividade. Bom, não é?
Como não existe mais volta, vamos ter que aceitar que a Inteligência Artificial tende a executar tarefas técnicas com muito mais eficiência que os seres humanos.
Nadar contra a maré será uma grande bobagem!
No entanto, existe uma palavra que vem me chamando atenção por ser necessária nesse novo formato de agir: a CONFIANÇA! É importante ampliar a consciência para esse fato e ter o desejo de mudar a forma de ver as organizações, usando a CONFIANÇA a seu favor.
E por onde começar? Pela base, a transparência!
Será necessário diminuir o controle para aprimorar o diálogo. Aceitar que a nova realidade exige a perda do “controle” em alguma medida, permitindo assim que o diálogo evolua. Ainda existe muito comando e controle nas empresas, partindo de uma hierarquia verticalizada o qual todos diziam ser o melhor modelo de gestão até então.
Para que os profissionais consigam colaborar na construção da nova economia, onde o modelo é baseado em processos menos complexos e mais fluidos, as relações entre as pessoas precisam estar ancoradas numa cultura de diálogos e novos valores.
A economia de redes é embasada na tecnologia, mas a construção possui bases nas relações humanas confiáveis. A Transparência nos processos de trabalho e nas relações serão muito importantes para que tudo tenha uma destinação correta, um propósito de impacto positivo e, sobretudo, ético.
Será que conseguiremos confiar mais uns nos outros?
A mudança de cultura de um novo modo de pensar e agir, atribui mais autonomia para as equipes. As organizações que buscam profissionais para atuar na nova era, precisam sair do “comando e controle” e passar para um formato baseado em “trabalho com mais propósito e independência para as equipes”. Com isso conseguiremos ampliar a velocidade nos negócios!
Topa treinar a CONFIANÇA?
CONFIE E TENHA FÉ!
Sou Giai Savi, consultora e Coach de Carreira, com foco nas competências para o futuro do trabalho!