A vida após os 50, ainda é tempo de trabalhar?
Resultados da pesquisa com profissionais acima dos 50!
Além de eu ter mais de 50 anos, ser uma estudiosa do cérebro e do comportamento humano, nada mais normal eu me preocupar com o futuro da minha geração, os cinquentões, sessentões e por aí vai….
A vida após os 50, será que ainda existe lugar para nós? Levando em consideração as novas regras da previdência ainda não aprovadas, a maior expectativa de vida do povo brasileiro e as tendências e novas possibilidades profissionais para o futuro, como se encontram atualmente os cinquentões?
Foi pensando nisso, e também porque para muitos que perdem o emprego após esta faixa etária a recolocação pode virar um tormento, que resolvi ouvir meus colegas maduros. O intuito era de saber como eles estão se posicionando, como eles estão enxergando o futuro do trabalho após os 50. Como esta camada da sociedade está se sentindo, quais seus anseios e preocupações com o futuro.
Quase (100) respondentes pararam um minuto do seu tempo, o que eu sou eternamente grata, para gentilmente responder sobre o futuro do trabalho. As faixas etárias atingidas ficaram entre 50 e 65 anos, não tivemos ninguém com mais de 65 atingidos por esta pesquisa.
Segundo cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), a quantidade de pessoas acima de 65 anos deve triplicar no pais até 2030. Com certeza teremos muita gente preocupada e de olho neste público, em todos os sentidos. Por isso, não podemos ficar esperando parados e nem desesperar. A nossa experiência é o nosso diferencial e apesar das barreiras inerentes à idade, a experiência pode ser algo que jogará em nosso favor!
Outra coisa, é estar de olho no mercado atual e futuro, não podemos parar de olhar o que está acontecendo no mundo. Fique ligado no setor em que você possui experiência, além disso, fazer networking pode ajudar muito também.
O que não podemos fazer, é desesperar! Lembrem-se, o mundo será nosso! Será dos cinquentões e mais!
Confira a pesquisa completa acessando o link: https://www.gsavicoaching.com/single-post/2019/05/15/A-vida-ap%C3%B3s-os-50-ainda-%C3%A9-tempo-de-trabalhar
Obs: Esta pesquisa foi realizada no mês de abril de 2019, com participantes da faixa etária de 50 a 65 anos e usuários do LinkedIn e Facebook. Todos trabalham ou já trabalharam como CLT, são empreendedores ou pessoa jurídica.