Serra do Oratório ou serra do Cabo Aéreo!

Depois de umas férias corridas eu volto pra falar um pouco das opções que temos aqui pertinho. Nosso foco é a região Sul e tudo o que podemos aproveitar com responsabilidade dela.

No último final de semana subimos umas das trilhas mais temidas da Serra Catarinense, a trilha do Cabo Aéreo localizada em Lauro Muller. Foram 5 horas de subida até chegar na paisagem mais linda da Serra, os campos de cima, pastagem queimada da geada e araucárias imponentes (só não vi as curicacas que estão apoiando Nova Veneza). Uma trilha tão perto da nossa cidade  com tanta beleza desafiadora.

Para quem não é tão aventureiro pode curtir a Serra de outra maneira, pode subir as curvas do Rio do Rastro de carro e aproveitar o mirante para observar a paisagem do alto. Destino procurado por milhares de turistas do Brasil inteiro nesses dias de frios e férias escolares.

Um pouco de História!

A Serra Catarinense é repleta de histórias e uma parte importante deste contexto deu-se na serra do Oratório que situa-se a 2 Km após a Serra do Rio do Rastro em direção a Bom Jardim da Serra, na Serra de Tropeiros, que na década de 1950 quando o então governador do estado Irineu Bornhausen, desbravou a Serra do Rio do Rastro dando passagem a carros de tração, neste meio tempo com o trecho em construção, o trânsito dos tropeiros acontecia pela Serra do Oratório.
Sem pavimentação na Serra do Rio do Rastro e com a necessidade de escoar a produção com mais velocidade, a Gaúcha Madeireira instalou no alto da Serra um cabo aéreo para o transporte das madeiras serradas. Cabo ficava localizado na parte de cima da Serra do Oratório e chegava próximo a cabeceira do Rio Oratório na localidade Cabo Aéreo,o cabo começou a operar no dia 22 de outubro de 1945, funcionou por 19 anos. Em 1964 quando alargaram a Serra do Rio do Rastro o cabo foi desativdo. Em 1971 o cabo aéreo foi destruído por uma grande enxurrada e que em todo o período de funcionamento do cabo aconteceram somente duas mortes.
Uma das curiosidades do cabo aéreo é que o mesmo também servia de transporte para jovens de Bom Jardim da Serra que estudavam nos municípios de São Ludgero e Tubarão.
São cerca de 8 horas de caminhada em meio a Mata Atlântica nativa, em um percurso de aproximadamente 8 km de ida total 16 km em seu total, atingindo uma altitude de 1.412 metros acima do nível do mar, onde muitos riachos e cachoeiras naturais refrescam o calor durante a trilha.

Franciele Mazzorana Zuchinali Ghellere

Proprietária da operadora de turismo receptivo, Roteiros do Sul atua com atividades de turístico cultural, ecoturismo, gastronômico. Operadora da Festa da Gastronomia e Carnevale di Venezia e também da Rotas do Aguaí, oferecendo trilhas, cavalgadas, cicloturismo e parcerias com operadoras de rapel e escaladas na região Sul.