Você sabe o que é Bisfenol A?
O nome pode ser estranho, mas está presente no dia a dia da maioria das pessoas. O Bisfenol A (BPA) é um polímero que apresenta alta transparência e resistências térmica e mecânica.
Desta forma, é altamente utilizado na fabricação de garrafões, copos plásticos, mamadeiras, potes, entre outros utensílios.
A embalagem na indústria alimentícia, é fundamental tanto na conservação de alimentos, quanto na manutenção da qualidade e segurança física e microbiológica. Devido à grande expansão de ofertas de alimentos embalados, deu-se mais atenção aos problemas toxicológicos advindos da interação da embalagem com o alimento (BERNARDO et al, 2015).
Existe ainda muita divergência sobre a toxicidade deste produto em seres humanos. Mas segundo a ANVISA, “Por precaução, alguns países, inclusive o Brasil, optaram por proibir a importação e fabricação de mamadeiras que contenham Bisfenol A”. Portanto, mamadeiras feitas em policarbonato não podem ser comercializadas no Brasil. No entanto, para os demais utensílios, o BPA ainda é permitido.
Recentemente, foi levantada a hipótese de que a presença de BPA, mesmo em baixas concentrações no organismo humano pode causar efeitos adversos à saúde, como: alterações hormonais, maior risco de problemas cardíacos, distúrbios metabólicos incluindo diabetes e obesidade (BERNARDO et al, 2015).
Vários pesquisadores, estão verificando as consequências da exposição ao BPA, dentre os efeitos negativos estão: disfunções reprodutivas, cardíacas, endócrinas e cerebrais (HOFFMANN; BITELLO, 2016). Estudos também apontam a relação de Bisfenol A com câncer de mama em mulheres.
Mesmo que a literatura ainda não tenha uma posição concreta dos efeitos do BPA no organismo humano, recomenda-se utilizar embalagens que possuem BPA free, como forma de prevenção, ou melhor ainda, utilizar vidro.
Procure ter a sua própria garrafinha de vidro, acondicionar os alimentos em potes de vidros. Além de prevenir doenças, você está reduzindo o impacto ambiental.
Estas informações não substitui o atendimento nutricional. Procure o profissional Nutricionista.
Referencias:
ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/embalagens/bisfenol-a.
BERNARDO, Paulo Eduardo Masselli et al. Bisfenol A: o uso em embalagens para alimentos, exposição e toxicidade – Uma Revisão. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2015.
HOFFMANN, Sofia Beatris, BITELLO, Adriana Regina. Revisão sistemática sobre implicações do uso de embalagens com bisfenol a – BPA para a saúde humana. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 3, 2016.
Ednara Savio Caetano
Nutricionista CRN 2342
Centro Comercial Azelinda Boaroli, Rua dos Imigrantes, Centro, Nova Veneza, SC