Tapioca e emagrecimento
A tapioca é um alimento muito comum nas regiões norte e nordeste do país, mas atualmente ela está praticamente em todo o Brasil e o seu consumo está cada vez mais frequente.
Mas é uma boa opção trocar o pão pela tapioca? Ela serve como uma refeição pré-treino? Várias perguntas estão surgindo e muitas vezes o consumo da tapioca está relacionado com emagrecimento e nutrição esportiva. Será que emagrece mesmo?
Primeiro a tapioca é fonte de carboidratos, possui um alto índice glicêmico, dessa forma, diabéticos devem evitar o seu consumo. É uma alternativa para quem tem doença celíaca, pois não contém glúten.
É frequente ouvir as pessoas comentarem que comem tapioca e não emagrecem, isso está relacionado com a quantidade ingerida, por pensarem que não tem glúten acabam exagerando na quantidade e o efeito tão esperado que é o emagrecimento, não acontece.
Por ter uma boa quantidade de carboidratos, a tapioca pode ser utilizada antes da prática de atividade física, mas o interessante seria usar recheios que possuem proteína como: frango desfiado, carne moída, atum. Assim não tem tanto pico de hipoglicemia de rebote, e o indivíduo consegue executar seus exercícios de uma forma otimizada.
Outra dica é acrescentar semente de chia ou aveia em flocos finos na tapioca, isso aumenta a quantidade de fibras alimentares e retarda a absorção de carboidratos (açúcares).
Devemos sempre lembrar que para o emagrecimento nenhum alimento de forma isolada consegue isso. O que faz que se tenha perda de peso é restrição calórica, associado, com escolhas saudáveis e que atendam às necessidades de cada pessoa.
Nutricionista Ednara Savio Caetano – CRN 2342
Centro Comercial Azelinda Boaroli, Rua dos Imigrantes, Centro, Nova Veneza, SC.
Contato: (48) 99609-2633