Centella asiática: a aliada no combate a celulites

Ednara Caetano

Várias são as maneiras e procedimentos para diminuir e combater as celulites. Uma aliada para a temível celulite que assombra a maioria das mulheres é a Centella Asiática, é uma planta nativa na Ásia, mas amplamente espalhada no Brasil, especialmente na planície litorânea.

Também é conhecida como centella ou gotu – kola, tem formato rasteira formando um tapete semelhante a um gramado. A parte utilizada é a herba, ou seja, pode utilizar toda a planta menos a raiz. Tem na sua composição: Ácidos triterpênicos saponinas; óleos essenciais; quercetina; cânfora; sais minerais; aminoácidos, entre outros.

Esses compostos irão ajudar na ativação da circulação sanguínea e no tratamento de doenças vasculares periféricas. Como a Centella atua na produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, ela melhora a circulação venosa de retorno e diminui a fragilidade capilar, por isso ajuda no tratamento de celulites.

A centella asiática pode ser encontrada em cápsulas, planta seca e também em cremes, sendo que neste último também tem sua ação comprovada.  Uma forma simples e acessível de se utilizar a Centella asiática é em infusão, ou seja, chá 2 gramas da planta rasurada (rasgada) em 150 mL de água fervente, até três vezes ao dia.

 É contraindicada a longo prazo por via oral em casos de gastrites e úlcera gastrointestinal e durante a gestação. Antes de começar o seu uso procure o seu nutricionista para verificar se haverá alguma interação com os medicamentos que você usa. Cuide do seu bem mais precioso, a sua Saúde!

Fonte: LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008

Ednara Caetano

Nutricionista, Especialista em Gestão em Saúde, Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva, Mestranda em Saúde Coletiva, com formação em Auriculoterapia e uma apaixonada pela natureza. Tenho o objetivo de informar e melhorar a saúde das pessoas, com dedicação, amor e respeito!