O papel do exercício físico na recomposição corporal (parte 2)

Camila Baumer Tromm

O tipo de treinamento realizado influencia diretamente no resultado do processo de recomposição corporal (leia parte 1), sendo este item uma das variáveis modificáveis (que podem ser manipuladas pelo estilo de vida) juntamente com a reeducação alimentar.

Quanto ao tipo de exercício praticado, podemos dividi-los didaticamente em:

– Treinamento aeróbio;

– Treinamento de força;

– Treinamento misto.

Treinamento aeróbio

Corrida, caminhada, ciclismo, exercícios com média e longa duração.  São eficazes no controle do peso corporal, principalmente se voltado para maximizar o gasto energético da atividade, exigindo muitas vezes alto volume (duração). Esses exercícios geralmente são em baixa e moderada intensidade. A grande vantagem está no fato de serem exercícios simples e de baixo custo, como a corrida. A desvantagem reside no fato de ter pouco ou nenhuma influência sobre a massa muscular. E a massa muscular por sua vez está diretamente relacionada com a taxa metabólica basal (parte 1), item fundamental no controle de peso.

Treinamento de força

O treinamento de força consiste em exercícios que exigem contração voluntária do músculo contra alguma resistência, que pode ser o próprio peso corporal, pesos livres ou máquinas. 

Este tipo de treinamento é capaz de aumentar a massa muscular, consequentemente a taxa metabólica basal, também promover médio/alto gasto energético durante o exercício em si e provocar um gasto após horas da realização do exercício, chamado Consumo de Oxigênio Pós Exercício, este gasto é proporcional a intensidade do exercício.

A prática do treinamento de força (musculação) é um método eficiente para fortalecer os músculos sem risco de lesão por impacto, aumentando o gasto de energia em repouso devido ao aumento da massa muscular geral, o que afeta diretamente a composição corporal.

Treinamento misto

Uma forma efetiva de associar a resistência aeróbia juntamente com fortalecimento/hipertrofia muscular em um único programa de treinamento físico pode ser atingida através do treinamento misto. O treinamento que pode garantir concomitantemente perda de gordura corporal bem como aumento da massa muscular. A união dos dois tipos de treinamento vem demonstrando notáveis resultados para quem busca a recomposição corporal.

Camila Baumer Tromm

Camila Baumer Tromm

Bacharel em Educação Fisica desde 2012, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em fisiologia e bioquímica do exercício. Atua na área de treinamento físico em academias há 8 anos, atualmente é sócia-proprietária da academia Pulsare Fitness, onde desenvolve treinamentos para os mais diversos objetivos. Registro no Conselho Federal de Educação Física 015810