O papel do exercício físico na recomposição corporal (parte 1)

Camila Baumer Tromm

A composição corporal refere-se a diferentes compostos, tais como proporções de água, proteína, minerais, ossos, bem como uma estimativa da massa magra (livre de gordura) e da massa gorda do corpo. A avaliação da composição corporal tem recebido importância cada vez maior devido ao papel dos componentes corporais na saúde humana.  O excesso de gordura corporal e sua distribuição centralizada tem forte correlação com o aparecimento de inúmeras doenças. 

A composição corporal depende de fatores individuais e ambientais, são eles:

– Características genéticas;

– Alimentação;

– Estilo de vida (ativo ou sedentário);

– Tipo de exercício que pratica.

Programas de treinamento físico são ferramentas fundamentais para promover mudanças na composição corporal tanto em indivíduos saudáveis quanto naqueles que apresentam distúrbios metabólicos. Para entender como o exercício físico impacta a composição corporal, o primeiro passo é conhecer o conceito de Taxa Metabólica Basal (TMB) e de Gasto Energético Total (GET). 

A TMB corresponde ao número de calorias que organismo consome em uma base diária para manter a massa magra do corpo. É a quantidade de energia que o corpo utiliza durante o repouso para o funcionamento de todos os órgãos.

O GET equivale ao gasto de energia diário acumulando o metabolismo basal, mais o efeito térmico dos alimentos e mais as atividades físicas exercidas, ou seja, é a quantidade de calorias que o corpo consome em um período de 24 horas, para dormir, trabalhar, exercitar, etc… O GET é a parte mais importante de informações disponíveis quando se deseja ganhar massa muscular ou reduzir gordura.

Além de todo beneficio para a saúde, o exercício físico tem grande impacto sobre o GET diário de um indivíduo. A partir do momento que uma atividade física é inserida na rotina de uma pessoa, esse gasto energético diário aumenta. Ademais, quanto maior a massa muscular de uma pessoa maior será a TMB.

Quanto ao tipo de exercício praticado, podemos dividi-los didaticamente em:

– Treinamento aeróbio;

– Treinamento de força;

– Treinamento misto.

O tipo de treinamento realizado influencia diretamente no resultado do processo de recomposição corporal, sendo este item uma das variáveis modificáveis (que podem ser manipuladas pelo estilo de vida) juntamente com a reeducação alimentar. No próximo texto irei abordar os efeitos dos tipos de treinamento físico sobre a composição corporal. Conhecer as informações do seu processo de transformação corporal/física aumenta seu comprometimento com os treinos!

Camila Baumer Tromm

Camila Baumer Tromm

Bacharel em Educação Fisica desde 2012, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em fisiologia e bioquímica do exercício. Atua na área de treinamento físico em academias há 8 anos, atualmente é sócia-proprietária da academia Pulsare Fitness, onde desenvolve treinamentos para os mais diversos objetivos. Registro no Conselho Federal de Educação Física 015810