Hipertrofia muscular e você

Camila Baumer Tromm

Tema de muitas pesquisas, assunto minuciosamente debatido entre estudiosos e objetivo de muitas pessoas que buscam por melhor composição corporal. 

Hipertrofia sob o ponto de vista técnico significa aumento no tamanho dos músculos. Quando você estimula uma musculatura está quebrando as ligações internas naquele local gerando microlesões, pequenas rupturas vistas apenas microscopicamente. Após algumas horas do término de cada sessão de treino, na qual o músculo-alvo é estimulado, essa condição vai se invertendo: inicia-se a síntese proteica. Essa síntese ou produção é o preenchimento dos locais degradados com proteínas específicas localizados na corrente sanguínea. Esse é o processo que provocará o aumento das fibras musculares, consequentemente o aumento da musculatura, ou seja, hipertrofia!

O processo de hipertrofia está estreitamente relacionado ao dano muscular. Entretanto, ao contrário do que se acreditava há poucos anos, vários outros fatores também possuem papel determinante no aumento das fibras musculares. Dentro de um treinamento específico para que aconteça esse processo é necessário que muitos fatores estejam envolvidos (figura 1). Dentre os primeiros podemos colocar: idade, sexo, genética, nível hormonal (testosterona entre outros) circulante e qualidade de vida; ou seja, além de estimular o músculo você precisa ter uma alimentação ideal, ter uma boa noite de sono recuperativa, baixo nível de estresse e contar com a genética. 

Se você treina para um grande ganho de massa muscular, faça um treinamento consistente e não se esqueça de todos os fatores envolvidos citados acima. Se você tem como objetivo redução de gordura corporal, saiba que quanto mais massa muscular tiver menor é a tendência ao acúmulo de gordura corporal, tanto visceral quanto subcutânea. E se você não se identifica com ganho de massa muscular nem redução de gordura para fins estéticos, existem outros benefícios associados à hipertrofia e força que você deveria levar em consideração:

– Maior potência e resistência muscular reduz a possibilidade de lesão e fadiga durante atividades esportivas.

– Maior força muscular aumenta a capacidade de desempenho em atividades cotidianas.

– Previne a osteoporose reduzindo o nível de quedas durante o envelhecimento.

– Estudos têm apontado que pessoas com maior nível de massa muscular em relação aos níveis de gordura tem maior expectativa de vida.

Por estas razões, o treinamento físico com pesos deve fazer parte da rotina de qualquer indivíduo que almeja ganhar massa muscular, melhorar o equilíbrio, reduzir níveis de gordura, reduzir risco de lesões e quedas, e como resultado natural a tudo isso: garantir mais anos de vida com qualidade!

Camila Baumer Tromm

Camila Baumer Tromm

Bacharel em Educação Fisica desde 2012, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em fisiologia e bioquímica do exercício. Atua na área de treinamento físico em academias há 8 anos, atualmente é sócia-proprietária da academia Pulsare Fitness, onde desenvolve treinamentos para os mais diversos objetivos. Registro no Conselho Federal de Educação Física 015810